A Bênção das Pastas é considerada um dos pontos altos dos festejos académicos e consiste numa celebração onde estão presentes os estudantes finalistas, com o objetivo de assinalar o final do curso e abençoar o seu futuro profissional.
Como este ano as Universidades não organizaram a cerimónia da Bênção das Pastas, devido ao surto epidémico COVID-19, as finalistas: Ana Rita Vieira da Silva – curso de Design do Produto; Bárbara Parente da Cunha – curso de Gestão da Qualidade, Ambiente e Segurança; Andreia Oliveira – curso de Ciências da Comunicação e Sílvia Rafaela Parente Araújo – curso de Enfermagem, solicitaram ao padre Tiago a realização da cerimónia, na sua paróquia.
Assim, no dia 18 de junho, familiares, amigos e muitos paroquianos puderam participar na Eucaristia Campal, no adro da igreja de Cardielos, onde se procedeu à bênção das pastas das quatro finalistas que se apresentaram vestidas a rigor, envergando os trajes académicos, com as pastas e as fitas das cores do seu curso.
Na sua homilia, o padre Tiago deixou-lhes palavras de esperança, desejando que no dia a dia pudessem desempenhar as suas funções baseadas no amor e no respeito pelo outro, para que pudessem ser fatores de esperança para a humanidade.
No final da Eucaristia, familiares e amigos aproveitaram para felicitar as finalistas, oferecer flores e dar, também, as bengaladas da praxe, nas respetivas cartolas.
Muitos parabéns Rita, Andreia, Bárbara e Sílvia e votos de que possais abarcar sempre e cada vez mais conhecimento. Que tenhais o privilégio de vos sentirdes felizes ao fazerdes aquilo que escolhestes.