Três embarcações atracaram na Doca de Viana para protestar contra o facto de terem de se associar a uma entidade espanhola para aumentar a quota da pesca de espadarte. Com várias faixas penduradas acusavam o secretário de Estado das Pescas de deixar no desemprego 30 marinheiros.
“Por não estar de acordo com mais uma vigarice das pescas do meu país, que conta com o patrocínio do secretário de Estado e das organizações de produtores”, explicava António Cunha. O pescador manifestava que “os armadores para conseguirem quota de espadarte têm de se fazer sócios de uma organização de produtores espanhola (ORPAGU)”.
Lamentando que “chegou o tempo que os pescadores têm de comprar o próprio peixe que pescam”.
Os pescadores registados em Vila Praia de Âncora acusam ainda José Apolinário de autorizar duas embarcações, uma espanhola e outra italiana, de pescar atum rabilho.
“Estas três embarcações têm histórico de pescar atum rabilho, ao contrário de duas armações de pesca que estão montadas no Algarve”, explicam.
No barco de Carlos Cunha estava posicionada uma faixa, que dizia que o “secretário de Estado das Pescas deixa sem trabalho 30 marinheiros”.
O adjunto do ministro do Mar rejeita as acusações e reforça que “não é verdade que existam embarcações paradas sem quota de espadarte atribuída, desde que no cumprimento das normas aplicáveis ao exercício da pesca”. Ângelo Marques explica que “Portugal dispõe de 1.047,82 toneladas de quota de espadarte para o ano de 2020, distribuída, com base no histórico, pelas embarcações que se dedicam à pesca dirigida a esta espécie”.
Este ano Portugal reforçou a quota em 250 toneladas, por troca com Espanha (SWAP), também distribuídas pelas embarcações licenciadas de acordo com a chave de repartição existente. Nesse sentido, a ORPAGU – Organización de Palangreros Guardeses, com sede em Vigo, cedeu aos seus membros portugueses 429,50 toneladas de espadarte, sendo que, ao mesmo tempo, a Administração Portuguesa conseguiu mais 80,5 toneladas de espadarte as quais foram distribuídas pelas 40 embarcações.