Mostrart aí está já pela 8.ª vez

Fruto do entusiasmo, da força, da persistência e da vontade de mexer com Viana, temos de novo Mostrart, uma iniciativa que atrai artistas de todo o mundo. Este ano são 30 artistas de 13 países, que tendo como tema as “Redes Sociais”, no domínio da ilustração, da fotografia e da arte digital apresentaram trabalhos onde abunda a criatividade, fazendo sátira, expondo ideias e se apela à reflexão.

São portugueses, boa parte, mas também marca presença gente longínqua, da Europa, das Américas e da Ásia. Gente que aceitou este desafio feito pela ArtMatriz, uma associação de quem já aqui falamos várias vezes e que não para de surpreender pela criatividade das suas iniciativas e pelo êxito das mesmas.

A exposição está patente no “Shopping Estação de Viana”, no segundo piso, mesmo junto ao espaço FNAC. Abriu no dia 15 de agosto e aí vai estar patente durante 30 dias. Depois, com organização do Município, durante um ano, vai percorrer as escolas do concelho, onde também será tema de palestra com gente da organização e artistas, quando possível.

Fica o desafio para a realização de uma Mostrart ao ar livre, em espaço amplo e de maior visualização. A exposição de Sebastião Salgado, de 27 de julho a 2 de setembro, no Jardim público, organizada pela Fundação “La Caixa” é um bom exemplo de como se deve levar a arte até às pessoas, para que as estas não passe despercebida. Venha daí, então, a 9ª edição Mostrart. E melhor se for ao ar livre.

Entretanto, também promovida pela ArtMatriz, ao longo de um ano, acontece a “Desromaria”. Trata-se de um projeto a envolver e a desafiar artistas que nasceram e ou habitam em Viana para apresentarem iniciativas da mais diversa índole que invoquem a forma como cada um vê ou sente a romaria, que, tristemente, este ano não tivemos, como ode à Romaria das Romarias.

GFM

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.