No passado dia 30 de julho, Carreço esteve em festa ao comemorar as bodas de prata do seu pároco, padre Doutor Domingos Lourenço Vieira. Foi uma comemoração simples em tempo de Covid-19, em dia de semana, no fim de um dia de trabalho, eram 19h, o povo de Deus da comunidade de Santa Maria de Carreço reuniu-se na igreja Paroquial para congratular o seu pároco nas suas Bodas de Prata sacerdotais.
A Eucaristia foi presidida pelo aniversariante, acompanhado pelo senhor padre Valdemiro e pelo nosso Diácono João Basto.
Terminada a missa, o grupo da catequese representado pela catequista Ró Malheiro e uma criança fizeram a entrega de um ramo de flores ao senhor padre Domingos Vieira.
O Conselho Paroquial para os Assuntos Económicos, também conhecido como Fabriqueira, na pessoa do Eng. João Pinho usou da palavra para fazer a entrega ao homenageado de um quadro com o símbolo da Sagrada Família de Nazaré.
Seguidamente também em representação do Conselho Paroquial, coube-me a mim a missão de proferir o discurso de circunstância, do qual tenho o ensejo de transcrever alguns excertos, tais como: “(…) dar-lhe os parabéns senhor padre por esta data tão simbólica para si, assim como para nós católicos carrecenses e desejar-lhe as maiores felicidades na continuidade do seu sacerdócio ao serviço de Deus e do seu povo, o que nós sinceramente almejamos seja longo o profícuo”. “(…) Iluminado pela nossa padroeira a Senhora da Graça encontre todas as soluções adequadas e seja o amparo e guia de todos nós pobres pecadores desta comunidade de Cristo”. “(…)Num momento festivo como este não podemos, de forma alguma, deixar de congratular o padre Domingos pelo trabalho prestado à paróquia de Santa Maria de Carreço, em particular à Comissão Fabriqueira e aos demais grupos paroquiais”. “(…) A nossa paróquia como bem sabe não é uma paróquia rica, mas é uma rica paróquia, assim para comemorar esta data tomamos a liberdade de oferecer a Vossa Reverência um simples símbolo da Sagrada Família de Nazaré, também não é um quadro rico, mas, pode ter a certeza absoluta que é um rico quadro, por dois motivos senhor padre, representa a família de Nazaré em primeiro lugar e em segundo simboliza a família de Carreço da qual o padre Domingos é o “Bom Pastor”, provavelmente quando um dia mais tarde contemplar este quadro recordará com saudade que efetivamente é um rico quadro”. “(…) Paróquia, na qual temos o privilégio de ter a administrá-la aquele que para além do padre é o amigo, o conselheiro, o confidente, o orientador, em suma, é aquele que Deus nos enviou e a Ele estamos muito gratos por nos ter destinado o padre Domingos, um Padre do Séc. XXI com a ampla visão da atualidade e as perspetivas do futuro”. “(…) ao senhor Reitor, o padre Domingos Lourenço Vieira nestas suas Bodas de Prata Sacerdotais a continuidade de um santo e venturoso Sacerdócio, repleto dos maiores sucessos ao serviço de Deus, da Igreja e do Mundo”.
No final, o senhor padre Domingos Vieira agradeceu efusivamente a homenagem de que foi alvo e encerrou-a dizendo que é uma constante nas suas orações o povo que Deus lhe confiou.
ANIVERSÁRIO
A Sociedade de Instrução e Recreio de Carreço foi fundada em 01 de agosto de 1903. Este ano festeja o seu 117.º aniversário e a Direção comemorou-o com toda a dignidade, não esquecendo as normas de segurança com que vivemos.
As comemorações constaram de uma Eucaristia pela alma de todos os sócios falecidos seguida de romagem ao cemitério com a colocação de um arranjo floral, na campa do último sócio falecido (Adelino da Silva Carvalhosa), em memória de todos os outros. A presidente da Direção da SIRC, Maria da Graça Ramos proferiu uma alocução na qual enalteceu o trabalho dos antepassados em prol da Sociedade.
Seguidamente as atenções direcionaram-se para o salão nobre da coletividade, onde a direção ofereceu aos sócios um verde de honra, no qual a presidente voltou a usar da palavra enaltecendo o associativismo cultural e a Sociedade de Carreço.
No final foram cantados os parabéns à SIRC e cortado o respetivo bolo dos 117 anos de vida desta ilustre coletividade ao serviço da cultura, do desporto e do recreio.