Foi dentro da maior contenção pandémica que neste ano de 2020 se realizou a Festa de Nossa Senhora da Graça, para júbilo de todos quantos participaram nas mesmas, isto porque, as referidas festas atingiram plenamente os fins em vista, ou seja, honraram, dignificaram e louvaram a Nossa Padroeira num contexto nunca antes vivido pelo povo de Carreço.
Se é nas vivências das horas e dos momentos mais difíceis que enfrentamos na vida onde recolhemos os importantes e belos ensinamentos para a mesma, é sem dúvida alguma esta Festa da Senhora da Graça de 2020 um manancial de ensinamentos para modelo, ou parte dele, dum programa da Festa que provavelmente a nossa Padroeira deseja e quer.
Depois deste breve introito é bom recordar o que foram as festas deste ano de 2020, reduzidas como sabemos a poucos atos, mas, todos eles repletos de imaginação na transmissão do amor que a gente de Carreço dedica à Senhora da Graça. Comecemos por relembrar o sarau com a apresentação do cartaz das festas, num ambiente simples, sem as grandes pompas e honrarias de circunstância, depois com muita juventude a participar no sarau com poesia lida e declamada e o canto. Aqui a cultura e a arte uniram o profano e o religioso numa noite feliz para todos os que nela tomaram parte, atuando ou simplesmente assistindo.
A exposição dos trabalhos resultantes do desafio feito pela comissão de festas ”faça uma bandeira”, engalanaram a igreja paroquial de forma diferente do habitual com a beleza do conteúdo das mensagens expresso nessas bandeiras. Provavelmente foi assim que a Nossa Padroeira quis ver a sua casa no seu dia festivo.
A missa da festa foi campal, em pleno adro, num ambiente a suscitar um anfiteatro invertido, num dia 15 de agosto maravilhoso, com o povo a participar no ato em maior número do que habitualmente. A terminar a festa, à tarde depois da missa dominical que também foi campal, tivemos a procissão ao cruzeiro do adro só com a cruz e o andor, com todos os presentes a cumprir as normas emanadas pela Direção Geral de Saúde, nos seus respetivos lugares, concedendo à passagem da padroeira uma longa e calorosa salva de palmas, ao que se associou um por do sol fantástico, o qual criou um cenário que vai ficar na retina de todos aqueles devotos da Senhora da Graça na despedida no dia 15 de agosto de 2020, ao som do cântico do hino da padroeira.
Para a comissão de festas vai o nosso sincero agradecimento e os nossos parabéns pelo excelente trabalho realizado, mas principalmente pela resiliência que empreendeu e pelos excelentes resultados obtidos. Como atrás dissemos, é sem dúvida alguma esta Festa da Senhora da Graça de 2020, um grande manancial de ensinamentos para modelo futuro, ou parte dele. E são sem dúvida os ensinamentos extraídos principalmente do sarau e da missa de festa campal, algo de excelente que indiretamente a COVID-19 nos deixou para uma simples, mas, duradoura ponderação para concretizações futuras.