AJD promove oficinas de cavaquinho

No âmbito do projeto “Ao Toque do Cavaquinho”, ao abrigo do programa Corpo Europeu de Solidariedade – CES, a Associação de Jovens de Deão (AJD) está a organizar três oficinas com o músico, cantautor e multi-instrumentista, Daniel Pereira Cristo.

As aulas decorrerão nos dias 19 de setembro, 10 de outubro e 07 de novembro, das 15h às 17h. O número de participantes é limitado e a inscrição é obrigatória, devendo ser feita junto da direção da Associação de Jovens.

Nestas oficinas serão abordados temas essenciais que vão desde a manutenção do instrumento ao tipo de cordas a usar para cada afinação. Serão também abordadas questões ligadas ao rasgado e uso do polegar (técnica que distingue o cavaquinho dos demais instrumentos – esta técnica consegue fazer soar melodia, harmonia e ritmo ao mesmo tempo), questões harmónicas, inversões e diferentes ritmos tradicionais (a tónica dominante).

PROJETO VOLUNTARIADO
No dia 10 de agosto iniciou o projeto Eco-Comunidade, promovido pela AJD, ao abrigo do programa Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas, financiado pelo IPDJ – Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P.

Este projeto foca-se na importância dos cursos de água para a vida humana e para a preservação do habitat de muitos animais marinhos.

Assim este projeto visa desenvolver atividades de limpeza de riachos e abordar práticas comunitárias do uso sustentado da água, através de atividades de sensibilização para a comunidade. Por exemplo, as práticas de regadio que existiam na agricultura nos tempos dos nossos avôs e avós ou a influência da agricultura biológica como prática de preservação da qualidade da água.

O João, a Rita e a Bárbara estão a desenvolver estas primeiras atividades e prevê-se que outros/as jovens se juntem ao projeto. São jovens comprometidos/as em contribuir para um futuro melhor.

Este projeto conta com o apoio da Junta da União das Freguesias de Geraz do Lima e Deão.

Campo de Trabalho Internacional
A Associação Juvenil de Deão – AJD, em parceria com a associação famalicense YUPI, promove em Viana do Castelo o Campo de Trabalho Internacional “Transition Portugal”, financiado pelo IPDJ – Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P.

Em Viana do Castelo, o grupo realizou trabalhos de remoção de espécies invasoras, criando melhores condições para a sobrevivência de espécies nativas, na Foz da Ribeira de Anha (praia Eemiana do Rodanho), local classificado como Monumento Natural do concelho de Viana do Castelo.

O grupo foi recebido pelo vereador Ricardo J. Carvalhido, que explicou a importância do trabalho que estava a ser desenvolvido pelos jovens voluntários, em consonância com a estratégica municipal de valorização ambiental. A AJD agradece a sua pronta disponibilidade e a forma entusiástica com que recebeu todos estes jovens.

Em Viana do Castelo, este Campo de Trabalho tem como principal parceiro a Câmara Municipal de Viana do Castelo e conta, ainda, com a colaboração da Junta de Freguesia de Vila Nova de Anha, que também recebeu o grupo e o acompanhou no primeiro dia de trabalho.

A organização deste Campo de Trabalho agradece, igualmente, a colaboração do Surf Clube de Viana, da Carpintaria Jorge & Jorge (em Vila Nova de Anha) e da Junta da União das Freguesias de Geraz do Lima e Deão.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.