Escola abre ano letivo com menos alunos

O ano letivo na escola primária de Afife inicia-se com menos perto de 10 alunos, em relação ao ano anterior. Esta situação deve-se aos procedimentos a seguir motivados pela pandemia do novo coronavírus. Uma sala foi transformada para servir os alunos em alturas de recreio.

Cerca de 40 alunos iniciam o novo ano escolar, seguindo todas as normas de segurança emanadas pela Direção Geral de Saúde. Refira-se que a escola de Afife é um edifício recentemente recuperado, com salas arejadas e amplos espaços de recreio. Com esta redução de alunos, vai haver espaço para um maior distanciamento, no entanto a Junta de Freguesia de Afife, vai continuar a apoiar todas as atividades, como o prolongamento.

EPOCA BALNEAR
Encerrou a época balnear nas praias de Afife, duas que voltaram a içar as bandeiras azuis, como é o caso das praias da Arda e Caracol e de fora voltou a ficar a praia da Ínsua, que continua à espera das obras anunciadas há anos pela Polis, para a criação de estruturas necessárias. Estas são necessárias para que esta praia possa voltar a içar a bandeira azul, que já teve durante alguns anos. A época balnear nas praias da freguesia decorreu com perfeita normalidade, com a junta de freguesia a manter a higiene e desinfeção nas instalações sanitárias, pois as funcionárias procediam sempre à desinfeção e higienização. A autarquia conta que este procedimento não é recente, mas que tem vindo a ser mantido ao longo de outros anos.

Quanto à limpeza das praias, esta foi efetuada por meios mecânicos da junta, mantendo-se o areal sempre limpo. Este ano as praias da freguesia registaram uma quebra significativa, em relação a outros anos, no número de veraneantes. Nesse sentido, manteve-se o espaçamento, com exceção do fim de semana de 22 e 23 de agosto, onde se registou uma afluência muito significativa. Em termos de segurança, a época decorreu com normalidade, sem o registo de qualquer ocorrência, tanto no areal, como nos espaços adjacentes. No entanto, a Polícia Marítima, teve que autuar alguns condutores que abusivamente estacioavam os veículos em áreas protegidas.

ZONA AJARDINADA
A junta de freguesia de Afife está a transformar os terrenos que adquiriu, entre a ponte e o parque infantil, para criar uma área de relva e jardim, bem como uma nova área de estacionamento automóvel, junto da estrada Pedro Homem de Mello.

Neste espaço está a ser construída uma vedação, próxima à via férrea e só depois desta se encontrar concluída, é que vai avançar o arrelvamento. Será criada mais uma zona verde na parte central da freguesia e dará continuidade àquela que já existe e serve de espaço para várias realizações, como a festa do Movimento Associativo, que este ano não se realizou, devido as medidas adotadas pela contingência da Covid-19.

MESTRADO EM GESTÃO
O nosso conterrâneo, Simão Daniel Alves, apresentou no passado mês de junho a tese de mestrado no Instituto Politécnico de Viana do Castelo. Perante o júri, o projeto foi aprovado com 15 valores.

Ao novo mestre em gestão de organizações, os nossos parabéns. De referir que este nosso conterrâneo, já com 76 anos, e com uma vida de trabalho em várias organizações de grande relevância na vida económica da Nação, ainda sentiu a necessidade de continuar a instruir-se, sendo um exemplo, especialmente para as camadas mais jovens. O nosso conterrâneo, além de trabalhar nas empresas, serviu também a população, tanto da freguesia de Afife, como o presidente da junta de freguesia, durante 14 anos, como vereador da Câmara de Viana do Castelo, durante um mandato, em que foi presidente o Dr. Henrique da Mata. Esteve ligado também ao movimento associativo de Afife, ocupando vários cargos e foi sócio fundador de algumas associações da freguesia.

Que a sua profícua atividade, continue, é o que se deseja, muitos parabéns, senhor, Simão Alves.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.