53.º aniversário da ordenação sacerdotal

No passado 14 de setembro, dia em que a Igreja Universal celebra “O dia da Santa Cruz”, o nosso reverendo pároco, Monsenhor Manuel José da Costa Azevedo Vilar celebrou o 53.º aniversário da sua “Ordenação Sacerdotal”.

Para celebrar a efeméride foi celebrada uma Eucaristia de Ação de Graças às 18h30 na igreja paroquial, precedida de um tempo de Adoração ao Santíssimo, entre as 14h30 e as 18h.

A Eucaristia foi presidida pelo aniversariante, Monsenhor Vilar e concelebrada pelo padre, Dr. Jorge Barbosa, que proferiu a homilia, refletindo sobre os textos Litúrgicos do dia da “Exaltação da Santa Cruz”, relacionando-os em certa medida com os tempos que estamos hoje a viver face à Covid-19.

No final da Eucaristia, foi feita a oferta de uma lembrança ao Monsenhor Vilar «em nome da paróquia» e lido um texto de saudação e congratulação pelos seus 53 anos de sacerdócio, 51 dos quais ao serviço do Povo Cristão da Paróquia de Santa Cristina da Meadela. Sensibilizado o Monsenhor Vilar agradeceu mais este gesto de carinho e lembrou as muitas outras manifestações de carinho recebidas aquando do confinamento a que foi sujeito, face à Covid-19.

O Monsenhor Vilar fez toda a sua formação teológica no Seminário de Nossa Senhora da Conceição e Conciliar de Braga, sendo ordenado padre no dia 14 de setembro do ano 1967, na Cripta do Sameiro, Diocese de Braga, sendo a “Missa Nova” celebrada no dia 24 de setembro de 1967, na sua terra natal, Nogueira, celebrada com grandiosidade e em clima de festa.

Nomeado coadjuntor da paróquia de S. Vicente, na cidade de Braga, ali permaneceu cerca de dois anos, até ser nomeado pároco da paróquia de Santa Cristina da Meadela, onde entrou solenemente e foi recebido em festa a 12 de outubro de 1969, onde permanece como pároco.

Parabéns Monsenhor Vilar pelos seus apaixonantes e profícuos 53 anos de Vida Sacerdotal, ao serviço da Igreja do Senhor.

FESTA DA SENHORA DAS DORES
No passado dia 15 de setembro, dia em que a Igreja Universal celebra a Memória de Nossa Senhora das Dores e que entre nós se costuma realizar, desde temos imemoriais, a festa em sua honra foi cancelada devido à Covid-19. Às 18h30 foi celebrada uma Eucaristia solene na igreja paroquial.

Segundo a tradição esta festa era muito participada pelo povo Cristão da Meadela, sendo que nos dias de hoje aflui em menor número, mas com o mesmo fervor e devoção à Senhora das Dores.

Em cada ano, no domingo, “dia principal da Festa”, sempre se realizava a Procissão, com o Andor da Senhora das Dores, que no ano passado foi ornamentado com belas flores naturais. Rogamos à Senhora das Dores, para que tudo volte à normalidade em 2021.

MEADELENSES NASCIDOS EM 1949
Os meadelenses, nascidos em 1949, realizaram no dia 19 de outubro de 2019 o seu primeiro convívio, no ano em que completavam 70 anos de vida.

O convívio que teve lugar na “Quinta da Presa” realizou-se num ambiente de muita alegria, pelo reencontro de velhos amigos de infância e juventude, revivendo muitos momentos, desses já longínquos anos partilhando momentos de vida e terminando em festa com a promessa de que o encontro se repetiria em cada ano.

Devido à pandemia da Covid-19, os organizadores do encontro decidiram que, no corrente ano, não se realizará o convívio, com esperança de que em 2021 se possa voltar a realizar.

COMISSÃO DE FESTAS
Como foi anunciado, vai realizar-se no próximo dia 02 de outubro, sexta-feira pelas 21h30, uma Assembleia Geral da Comissão de Festas para apresentação e aprovação das contas 2019/2020 e eleição da nova Direção da Comissão de Festas.

Por lapso, foi referido que a Assembleia-geral se iria realizar na sede da Comissão de Festas, quando o correto é que devido às medidas impostas pela DGS, face à Covid-19, se realizará no Salão Nobre do Centro Paroquial, (2º. Andar) com entrada pela rua Padre Alfredo Guerreiro.

DÁDIVA DE SANGUE
A Associação de Dadores de Sangue da Meadela, leva a efeito mais uma ação de recolha de Sangue, amanhã dia 25 de setembro, sexta-feira, na sede sita na rua da Bouça Longa, nº. 196 – Meadela.

Como sempre refere o presidente da Associação, António Mesquita: “o sangue não se fabrica, só se obtém através do ato altruísta dos dadores”.

Dê sangue para que ele não falte nos nossos hospitais, para os doentes que dele necessitam. DAR SANGUE É SALVAR VIDAS.

SERVIÇOS DA JUNTA DE FREGUESIA
As obras de requalificação e alargamento do “Edifício Martins Viana”, sede da União de Freguesias de (Santa Maria Maior, Monserrate) e Meadela, pólo da Meadela, já foram concluídas.

As mesmas foram inauguradas no passado dia 18, depois de finalmente terminada a necessária transferência de todo o sistema informático e de comunicações, os serviços da autarquia passaram definitivamente a funcionar nas novas e funcionais instalações, a partir do dia 21 de setembro. Esta tem agora todas as condições para receber os meadelenses e, de um modo particular os portadores de deficiência motora, que não tinham condições de acesso nas antigas instalações. Por tudo isso a mudança é motivo de satisfação e regozijo.
Segundo nos informou o presidente da autarquia, José Ramos, a demora na mudança das instalações provisórias para as instalações do edifício sede, deve-se aos constantes atrasos da empresa, meo/altice, em instalar as comunicações, imprescindíveis para o funcionamento dos serviços da autarquia.

CEMITÉRIO PAROQUIAL
Já surgiram vários comentários sobre o horário do cemitério, que está reduzido face às medidas impostas em função da Covid-19. Este está a funcionar com a abertura às 8 horas e fecho às 16h30, mas há quem defenda que deveria voltar ao horário normal, dado que o atual horário se torna incompatível com a vida profissional de muitas pessoas, que ali têm os seus ente-queridos.

Contactamos nessa altura o presidente da autarquia que informou compreender o incómodo, mas que, dado o Governo perspetivar alterações às medidas de contingência, a autarquia entendia dever aguardar por essas medidas para depois se decidir, pela manutenção do atual ou normalizar para o horário normal.

Conhecidas as medidas governamentais que vem no sentido da necessidade de um maior rigor e do não aligeiramento das medidas preventivas, entendeu a autarquia manter, por agora, o horário reduzido em vigor, enquanto vigorar o estado de contingência decretado pelo Governo, a vigorar desde o dia 15 de setembro, até data ainda não definida.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.