Armindo e Firmino Cachada, filhos do escultor Severino Cachada, visitaram recentemente Castelo do Neiva e tiraram fotos junto a algumas estátuas esculpidas pelo progenitor.
A estátua do emigrante e a do Santo Condestável, no Monte do Castelo, a de São Tiago no nicho junto à igreja paroquial e a de Nossa Senhora das Neves na fachada principal da igreja a Ela dedicada, são as obras realizadas na nossa terra por este ilustre escultor, natural de Barcelos e já falecido, que tão bem trabalhava o granito.
Em relação à estátua do emigrante, segundo conseguimos apurar, há duas esculpidas por Severino Cachada, parecidas mas não iguais. E são parecidas porque o seu autor, para criar o modelo, tirou uma foto a seu irmão mais novo, chamado Delfim, vestido com um fato e de mala na mão, e por essa foto esculpiu uma estátua de um emigrante para a freguesia de Fiães, em Melgaço, por iniciativa do pároco da localidade, Manuel Lourenço. Essa estátua foi inaugurada a 18 de fevereiro de 1973.
Ainda no mesmo ano, José Torres Vieira, que tinha construído a capela de Nossa Senhora dos Emigrantes, no Monte do Castelo, foi com um amigo a Fiães para ver a estátua, pois tinha na ideia colocar junto à capela uma do género para homenagear os emigrantes da nossa terra. Encomendou-a então ao mesmo escultor, que com o mesmo modelo a esculpiu, embora com ligeiras diferenças, como é natural em obras feitas à mão e que, embora parecidas, são peças únicas.
A estátua do Santo Condestável, na altura Beato Nuno e agora São Nuno de santa Maria, está também no Monte do Castelo. A de Nossa Senhora das Neves encontra-se na fachada principal da sua capela, ou igreja, e foi inspirada na imagem em tela que está no seu interior, no teto.
Para a estátua de São Tiago fez-se peditório na freguesia, na década de 1970, mas o dinheiro conseguido não chegou para a pagar; houve então um benfeitor, José Vitorino, comerciante muito conhecido na época, que deu o que faltava. No nicho já havia outra imagem de São Tiago, de madeira, que foi então substituída pela de granito.
Além das quatro existentes em Castelo do Neiva, Severino Cachada esculpiu outras estátuas, religiosas e outras, que estão espalhadas pelo Norte do nosso país.