O centenário do conterrâneo José Balinha

José Vicente da Balinha, nosso conterrâneo, fez no passado dia 13 de setembro, um século (cem anos). Nascido a 14 de setembro de 1920, na freguesia de Castelo do Neiva, casou em 1976 com a sua atual esposa, D.ª Alice Sousa desta freguesia, para onde veio viver e onde mora presentemente. O Sr. José Balinha, até aos 17 anos de idade, foi pescador, juntamente com os seus três irmãos, pois a família também era constituída por uma irmã.

Presentemente já só existe ele, pois os seus irmãos já partiram, mas todos com mais de 85 anos de idade. Aos 18 anos foi para Lisboa, já com o intuito de se ligar ao mar, o que veio a acontecer, poucos anos mais tarde. Ingressou, portanto, na Marinha Mercante onde trabalhou durante 39 anos, tendo percorrido todos os portos do mundo, sendo, durante muitos anos, o timoneiro do navio, que transportava os mais diversos bens, que eram confiados ao referente navio, que os transportava.

Passou diversos períodos de grande instabilidade, como sejam, a segunda guerra mundial e a guerra das províncias ultramarinas. É pai do José Pedro e tem uma netinha de dois anos de idade. Homem de muita estima na freguesia, que se relaciona muito bem com toda a gente, simpático, religioso e muito culto. Lê o jornal todos os dias, sem óculos, muito lúcido e passeia com bastante frequência, que, como ele diz, “para manter a forma”.

Uma pessoa fantástica. A Junta de Freguesia, associou-se à sua festa de aniversário, e condecorou-o. Foi no passado dia 14, dia do aniversário, na sede da junta, onde estiveram presentes o Sr. presidente da Câmara, José Maria Costa, o vereador Luís Nobre, a Junta da Freguesia, Assembleia de Freguesia e demais convidados.

Depois de lhe ter dado os parabéns pelo seu grande aniversário, o Sr. presidente Câmara, também o Sr. presidente da Junta de Freguesia entregou-lhe as lembranças do seu centenário. Em seguida, cantaram-se os parabéns e foi cortado um grande bolo de aniversário, cuja tarefa foi destinada ao seu filho José Pedro. Foi uma festa muito bonita.

Para além desta festa, estava tudo preparado para no dia 19 de setembro, haver uma missa vespertina no Mosteiro de S. Romão de Neiva, uma vez que o Sr. José Balinha é uma pessoa muito religiosa, com a presença do nosso bispo, o que não aconteceu, devido ao fatal e trágico acidente, onde sucumbiu, ficando tudo sem efeito. Parabéns Sr. José Vicente da Balinha, e que muitos mais anos nos acompanhe, pois é uma pessoa fantástica.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.