O executivo camarário aprovou a abertura de concurso público para a empreitada de construção do Fórum Cultural das Neves, com uma estimativa orçamental de 295.700 euros. De acordo com a proposta levada a reunião ordinária, “a Câmara Municipal de Viana do Castelo pretende dotar as Neves de um equipamento apropriado para acolher os eventos culturais da envolvente onde se insere”.
A empreitada implica a reconstrução integral de um edifício no centro das Neves e terá um prazo de execução de 180 dias, conforme a proposta de abertura de procedimento. A obra visa a promoção e divulgação do Castro de Roques, assim como a criação de um espaço de exposições permanentes e temporárias e sala polivalente para colóquios e palestras.
Recorde-se que o Lugar das Neves é comum a três freguesias, Vila de Punhe, Mujães e Barroselas. Já o Castro de Roques, também referido como Monte Santinho, distribui-se por Vila de Punhe, Vila Franca e Subportela. Trata-se de um castro da Idade do Ferro, considerado uma das maiores cividades desse período na Península Ibérica.