A JSD Alto Minho congratulou o Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) pelas medidas tomadas e pela lucidez no que respeita ao adiamento do início das aulas. Porém, alerta para um eventual cenário de surto de Covid-19 nas residências – e os restantes locais de alojamento fixados pelo IPVC – e a necessidade de atenção e preparação da instituição, à semelhança do que se verifica no plano de contingência para espaços letivos.
Segundo o presidente da JSD Alto Minho, José Lago Gonçalves, foi contactada a Federação Académica do IPVC que esclareceu “o Plano de Contingência elaborado pela direção do IPVC, e que já teria sido dado a conhecer aos representantes estudantis, prevendo medidas específicas relativamente ao alojamento e às cantinas”.
Ana Inês Pereira, que reuniu com a Federação Académica, referiu que “foi comunicado aos estudantes o alargamento da resposta a nível de alojamento, fora das estruturas residenciais, pretendendo manter a mesma oferta, tendo para o efeito estabelecido protocolos com a MOVIJOVEM, entidade gestora das Pousadas da Juventude, a possibilidade dos estudantes do IPVC, em condições especiais, poderem utilizar as pousadas de Viana do Castelo, V. N. Cerveira, Melgaço e Ponte de Lima”.
No que respeita às cantinas, “estas funcionarão em horários desfasados entre turmas, funcionando também com serviço de takeaway”, revelou ainda.