O presidente da Câmara de Viana do Castelo reuniu, na última semana, com a Rede de Bibliotecas Escolares e com os professores bibliotecários do concelho para delinear a programação e estratégias para o presente ano letivo.
O Programa Rede de Bibliotecas Escolares (PRBE) foi lançado em 1996, pelos ministérios da Educação e da Cultura, com o objetivo de instalar e desenvolver bibliotecas em escolas públicas de todos os níveis de ensino, disponibilizando aos utilizadores os recursos necessários à leitura, ao acesso, uso e produção da informação em suporte analógico, eletrónico e digital.
Recorde-se que, ao longo do ano letivo de 2020/2021, a Câmara Municipal vai promover um investimento superior a 2,111 milhões de euros em transportes escolares, transportes de refeições e auxílios económicos diversos.
O Município reforçou também a equipa de apoio às escolas com 32 assistentes operacionais e 46 tarefeiros. Com o objetivo de contribuir para que o ano letivo decorra com normalidade, o Município contratou, assim, 17 assistentes operacionais com função de cozinheiro, 11 assistentes operacionais com função de auxiliar de ação educativas, 4 elementos para refeitório, tendo ainda contratado 46 tarefeiros para apoio às refeições.
O Plano de Transportes Escolares implica a maior fatia deste investimento no ano letivo, ascendendo a 1,315 milhões de euros. O número de alunos estimado para transportar é de 2.283, distribuídos pelos diferentes níveis de ensino.