Reunião da Assembleia de Freguesia

Em sessão ordinária, reuniu a assembleia de freguesia de Afife, com a presença de pouco público, devido as medidas adotadas no combate à covid-19. No período de antes da ordem do dia, foram colocadas várias questões à junta de freguesia, relativamente a reparações da rede viária. O presidente da Junta, Arlindo Sobral, deu a conhecer à assembleia que o posto de saúde da freguesia pode abrir durante este mês, no entanto informou ter conhecimento de um posto de saúde de uma freguesia, que tem mais de 3 mil e 500 habitantes e vai encerrar por ter pouco mais de 280 utentes inscritos.

Tudo isto na sequência da freguesia ter visto sair para outros centros de saúde, muitos utentes. No entanto, referiu que a Junta de Freguesia e a Câmara de Viana, tudo farão para manter o posto de saúde em funcionamento. Informou que vão ser feitas algumas obras no edifício da Casa do Povo. Serão feitas adaptações, de acordo com aquilo que é exigido pela Direção Geral de Saúde.

Foi colocada a hipótese de vir a ser colocado um contentor junto do edifício, mas referiu que há outras soluções, que serão apoiadas pela Câmara de Viana do Castelo e que passam pela adaptação do edifício. Refira-se que o posto de saúde de Afife, tinha cerca de 1600 utentes, mas terão mudado para outros centros mais de 600 utentes. Arlindo Sobral referiu ainda que havia sido posta a hipótese de um agrupamento de postos de saúde, como no caso das uniões de freguesia, em que teria médico e enfermeiro durante todo o dia, mas que a sua autarquia, desde logo rejeitou.

No entanto, com a reabertura do posto de saúde, pode vir a ser a Junta de Freguesia a garantir os serviços administrativos e auxiliares. O presidente da junta referiu que não será por esse facto que o posto de saúde não vai abrir, uma vez que a junta está disponível para assumir essa responsabilidade. Quanto aos transportes, o autarca explicou que neste momento há dois tipos de transportes a servir a freguesia: o transporte escolar, que serve 30 alunos, que se deslocam para Viana do Castelo e os transportes públicos, que voltaram a circular com quatro passagens, pelo interior da freguesia.

Foi também referido que a REFER informou a autarquia, de que vai proceder a uma limpeza numa faixa de 10 metros, para cada lado da linha, procedendo mesmo ao corte de árvores.
Quanto ao sinal de TDT, que serve a população a partir do retransmissor de Carreço, vai ser alterado para outra frequência no dia 10 de novembro, assim as pessoas vão ficar sem o sinal de TV e terão de fazer uma busca no seu televisor para sintonizar a nova frequência.
Foi ainda dado a conhecer que foi cancelada a limpeza que havia sido iniciada, para o corte de infestantes na orla marítima, numa candidatura que havia sido feita pela Câmara de Viana, agora embargada pela empresa ERI, tal como aconteceu com a Ecovia.

Foi ainda apontada a falta de civismo por parte de várias pessoas, ao não colocarem o lixo nos respetivos contentores, especialmente durante a época de verão, o que veio a deixar aqueles espaços com amontoados e obrigou a que fossem os trabalhadores da junta a proceder à sua remoção.

Quanto aos resíduos sólidos e saneamento, em que os habitantes do lugar de Gateira, não tem pago, por não estarem indexados à fatura da Junta de Freguesia. O Executivo tentou resolver a situação junto da Águas do Minho, e prevê-se que na próxima fatura, referente aos resíduos sólidos e saneamento, tudo venha a ser regularizado e aí serão pagos os dois meses anteriores à emissão dessas faturas.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.