Reunião da Assembleia de Freguesia

Reuniu no passado dia 24 de setembro, no polo de Monserrate, em Sessão Ordinária, a Assembleia de Freguesia da União de Freguesias de Viana (Santa Maria Maior Monserrate e Meadela) apenas com os eleitos e comunicação social, devido à pandemia da covid-19.

Trânsito
Antes da Ordem do dia foram abordados vários assuntos pelos eleitos, representantes das forças políticas na Assembleia de Freguesia de que destacamos: foi alertado para a situação da circulação nas ruas de Santa Cristina e Avenida Coronel Gonçalves, por ainda não ter sido complementada a sinalização horizontal, para uma melhor definição da circulação, o que tem dado lugar a constantes multas aos automobilistas, que circulam naqueles arruamentos.

Canil
Foi abordado a urgência na resolução do problema da localização do canil, uma vez que a Associação, corre o risco de a qualquer momento perder as instalações, visto que os terrenos onde estão instalados, poderá sofrer nova definição de ocupação. O presidente da União de Freguesias informou que em julho passado o problema estava bem orientado, com uma possível solução e celebração de um Protocolo com a Associação Vila Animal.

Toponímia
Depois de apreciada e aprovada pela Comissão de Toponímia da Assembleia de Freguesia, foi aprovada, por maioria, a atribuição do Topónimo “Quelha do Túlio Passos” a uma quelha na área de Monserrate, em homenagem àquela figura local, muito respeitada pela população, face à sua postura de homem e de bairrista. Quelha a que os moradores há muito chamavam de “Quelha do Túlio”.

Moções
Os eleitos do PSD apresentaram uma moção, a que chamaram “O Trânsito e a Economia Local”, a qual alerta para condicionamento da circulação de viaturas pesadas na área da Meadela, de veículos pesados (até 5,5toneladas), exceto transportes públicos, na área da Meadela, sendo opinião dos signatários da moção que deveria ser autorizada a circulação de viaturas até 5,5ton., exclusivamente para cargas e descargas. Referem ainda que a situação vigente condiciona gravemente o acesso a fornecedores de produtos finais e matérias primas, com prejuízo para comerciante e consumidores finais, situação que impede também a legal circulação de viaturas pesadas para a recolha de resíduos domésticos pelos Serviços Municipalizados. A moção foi aprovada por maioria.

Os eleitos do CDS apresentaram outra moção sobre a problemática dos dejetos dos animais na via pública, apelando para a necessidade de serem tomadas medidas para mitigar esta situação, que passaria pela reposição de recipientes próprios ou o reforço de papeleiras. A moção foi também aprovada por maioria.

Foi ainda apresentada outra moção pelos eleitos do CDS sobre “Resíduos Orgânicos”, na qual referem a necessidade, particularmente durante o verão, de um levantamento mais regular dos resíduos e de ação de limpeza dos contentores destinados a resíduos orgânicos dos contentores colocados na área da União de Freguesias.

INFORMAÇÕES
O presidente informou a Assembleia que os serviços da autarquia, polo da Meadela, voltaram às instalações da junta.

Acrescentou que foi renovado o protocolo, por 20 anos, celebrado entre a autarquia e o Grupo Folclórico das Lavradeiras da Meadela.

No que se refere à Feira da Meadela, informou que a mudança se vai efetuar, logo que estejam concluídas as obras em curso nas traseiras do bairro social e efetuadas as necessárias adaptações para o funcionamento da feira “Praça Linha do Vale do Lima”. Sobre o cemitério voltou a referir que se mantem o horário de abertura às 8 horas e fecho às 16 horas, enquanto se mantiverem as limitações impostas pela pandemia.

De referir que a Assembleia aprovou, por unanimidade, um voto de pesar e um minuto de silêncio, pelo falecimento inesperado do Bispo Diocesano D. Anacleto Oliveira.
O texto já foi publicado, na íntegra, na última edição do “A Aurora do Lima”.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.