PSP e GNR já fazem fiscalizações para evitar deslocações entre concelhos

A Polícia de Segurança Pública e a Guarda Nacional Republicana já estão na estrada a controlar as deslocações entre concelhos desde as 00h de hoje, dia 30 de outubro. A operação vai prolongar-se até terça-feira, dia 03 de novembro.

Em conferência de imprensa conjunta, realizada no Ministério da Administração Interna, a PSP e a GNR avançaram que as operações têm essencialmente uma vertente de sensibilização e pedagogia, mas em caso de necessidade estas duas forças e segurança não hesitarão em “impor a lei”.

Além da fiscalização à circulação entre concelhos, a Guarda Nacional Republicana e a Polícia de Segurança Pública vão também estar atentas a outras regras em vigor para conter a pandemia de covid-19, como o uso de máscara na rua e nos transportes públicos, consumo de álcool na via pública e ajuntamento de pessoas, que estão limitados a cinco pessoas.

A circulação para fora do concelho de residência vai estar limitada, entre as 00h hoje e as 6h de 03 de novembro, existindo algumas exceções.

Ir trabalhar, com declaração da entidade patronal, ou de compromisso de honra, quando os concelhos são limítrofes. Podem também circular os alunos, aqueles que vão assistir a espetáculos com bilhete já reservado, precisem viajar para o estrangeiro ou ir ao notário estão entre as exceções previstas na resolução do Conselho de Ministros.

Outros casos, que se excluem do impedimento são profissionais de saúde, agentes de proteção civil, forças e serviços de segurança, militares; titulares de cargos políticos; magistrados; ministros de culto, mediante credenciação pelos órgãos competentes da respetiva igreja ou comunidade religiosa; pessoal de apoio dos órgãos de soberania e dos partidos com representação parlamentar e os turistas com reservas efetuadas.

Foto: Auto Portal

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.