No dia 09 de novembro, a meio da tarde, Alvarães recebeu a visita do Sr. Presidente da Câmara Municipal que acompanhado por parte da sua equipa de vereadores, Eng.º Vítor Lemos, Arq. Luís Nobre e Dr. Ricardo Rego, veio visitar as instalações provisórias da Extensão do Centro de Saúde, que abrirá ao público brevemente e anunciar que a nossa vila num futuro próximo passará a ter um novo Centro de Saúde, construído de raiz.
Quanto ao edifício da Extensão de Saúde, mais de 3.500 utentes aguardam ansiosamente pela sua reabertura, que irá funcionar provisoriamente em pavilhões numa área envolvente ao cemitério. Durante o mês de novembro, as salas e gabinetes serão apetrechados com mobiliário próprio e indispensável e a reabertura poderá acontecer no final do mês ou o mais tardar no início de dezembro.
Além desta boa notícia, o Eng.º José Maria Costa presenteou-nos com o anúncio de que Alvarães vai ter um Centro de Saúde, construído neste mesmo local. A candidatura da obra que será para servir o Vale do Neiva e aliviar o Centro de Saúde de Barroselas, vai ser formulada no próximo ano e o investimento será de um milhão de euros.
Disse o Sr. presidente da Câmara: “temos de aproveitar o próximo quadro comunitário de apoio que começa em janeiro e o Plano de Recuperação e Resiliência que prevê financiamentos a 100% nas áreas social e de saúde. Temos que preparar o projeto”.
Na altura, Fernando Martins, presidente da Junta de Freguesia, informou que a rua de acesso à Extensão de Saúde chamar-se-á “Monsenhor António Fernandes Gonçalves”, homenageando o empenho, o trabalho e papel desempenhado ao longo de mais de 50 anos pelo nosso pároco em prol desta comunidade.
A toponímica de Alvarães vai ficar mais rica e era imperioso que o nome fosse atribuído para que a autarquia pudesse solicitar as infraestruturas necessárias, como água, luz, telefone, internet e saneamento.