As associações culturais foram e continuam a ser, na atualidade, severamente penalizadas com o impedimento da realização das suas atividades culturais junto do seu grande público, devido exclusivamente à pandemia de covid-19 que teima em não nos deixar sossegados.
Uma das associações de entre as da nossa Freguesia que logicamente se encontra na dita situação é o Rancho Regional das Lavradeiras de Carreço, no entanto para rentabilização do tempo em que não podem desenvolver as suas atividades normais, souberam os seus dirigentes, num ato de autêntica resiliência, criar uma ocupação formativa que renderá num futuro próximo todo o trabalho agora desenvolvido.
Referimo-nos à Escola de Cordofones do Rancho Regional das Lavradeira que arrancou com as suas aulas a meados do passado mês de outubro, com horário às sextas-feiras, das 18h30 às 20h, onde o mestre de Cordofones Joca Araújo leciona as aulas de Cavaquinho e Viola Braguesa, na sede da Junta de Freguesia de Carreço.
A Direção do Rancho, presidida por Carlos Silvano Freitas Sampaio, apela veementemente para que todos os interessados nesta forma de cultura, se inscrevam nas aulas e assim aprendam a desfrutar destes instrumentos, no caso presente do Cavaquinho e da Viola Braguesa, e a degustar a música tradicional portuguesa. Diz o diretor Artístico do Rancho, Carlos Sampaio, que as aulas estão abertas a ambos os géneros e a todos os grupos etários. São acolhidas todas as idades, desde o mais novo ao mais idoso e espera uma boa adesão a esta iniciativa e diz ainda, que mediante o número de inscrições a Direção poderá vir a instituir duas aulas por semana em horário a acordar.
Sem dúvida alguma é tempo de aproveitar esta magnífica oportunidade de formação artística, gerada pela pandemia e por uma Direção preocupada com o amanhã da sua instituição e também com o meio social envolvente onde está inserido o Rancho Regional das Lavradeiras de Carreço instituição, que é bom alvitrar, está muito próximo de atingir o limiar do seu centenário. As inscrições para as aulas de Cavaquinho e Viola Braguesa, podem ser efetuadas pelo telemóvel 965 046 510 ou pelo email: [[email protected]].