A criação de um Centro de Surf Adaptado na zona de La Cícer, em Las Palmas, está a ser projetada para o próximo ano.
Este projeto foi apresentado nas Jornadas de Surf Adaptado, que se realizaram em Las Palmas, entre 27 e 28 de outubro, e nas quais João Zamith, presidente do Surf Clube de Viana (SCV), foi um dos oradores especialistas convidados.
Viana do Castelo e Las Palmas, Gran Canaria, são cidades-membro da World Surf Cities Network (WSCN).
Viana do Castelo e o SCV são referências europeias em surf adaptado (para surfing). O SCV, além de, sobretudo nos últimos anos, ter vindo a proporcionar um grande número de experiências nesta modalidade organizou vários estágios/meetings/camps e o 1.º Europeu de Surf Adaptado, que registou grande êxito. Tem vindo também a apostar na formação de atletas, tendo inclusive uma equipa de Para Surfing e uma atleta na seleção nacional, que conquistou a 1.ª medalha de bronze a nível mundial na sua categoria, detém o título de 1.ª campeã europeia e uma medalha de bronze, a nível europeu. Nos últimos anos, os atletas do clube vianense ainda têm realizado estágios de surf adaptado na ilha canária de Fuerteventura.
Atletas do Surf Clube
Mesmo numa época desportiva de muitos desafios, os atletas do Surf Clube de Viana (SCV) continuam a destacar-se, sobretudo Ângela Fernandes, Carolina Santos, João Maria Pereira e Raquel Otero.
Ângela Fernandes revalidou o título de Campeã Nacional de SUP Wave, na Praia Internacional do Porto, no final de setembro.
Nesta época atípica, agradece o apoio de Gonçalo Cruz, que a acompanhou nestes últimos tempos, e dos colegas da classe de competição, seus companheiros habituais na água.
Ângelo Bernardo conquistou o 5.º lugar em Open SUP Wave, o que considera “um resultado bastante positivo, tendo em conta o pouco tempo de treino.”
Carolina Santos foi a melhor portuguesa no Pro Junior Europeu da World Surf League (WSL) em Espinho, tendo disputado a meia-final e arrecadado a 7.ª posição. Também sagrou-se vice-campeã nacional sub18, além de ter somado, pela primeira vez, dois terceiros lugares na Liga MEO, na qual terminou em 6.º.
João Maria Pereira sagrou-se bicampeão regional Norte sub16, conquistou o 3.º lugar do Circuito Regional Norte sub18, arrecadou a 13.ª posição em sub16 e a 17.ª em sub18 no Nacional de Surf Esperanças. Também participou no Pro Junior Europeu da WSL, posicionando-se em 33.º.
Raquel Otero conquistou a 18.ª posição na Liga MEO. No Nacional de Surf Esperanças, foi 9.ª em sub18.
Para Gonçalo Cruz, treinador do SCV, além dos resultados desportivos somados pelos aletas, a instituição conseguiu transformar os desafios da covid-19 em oportunidades.
(SCV/Imprensa)