No passado domingo dia 10, deste janeiro gélido de 2021, a comunidade católica de Carreço esteve em festa pelo facto do padre João Eduardo Martins Basto, ordenado no passado dia 02 deste mês, celebrar na paróquia a sua Missa Nova.
A comunidade católica de Carreço quis preparar um ambiente acolhedor digno de tal festa em sinal de agradecimento a Deus e ao seu conterrâneo padre João Basto, no dia da sua Missa Nova, para tal mobilizou-se e no dia do evento o ambiente era realmente diferente e acolhedor.
No interior da igreja era notório que algo estava alterado na disposição de lugares sentados, dispostos é certo por imposição da pandemia, mas com um toque de bom gosto que produziu o tal ambiente acolhedor de que falamos.
No exterior, entre as escadas do adro e a porta principal da igreja, estava construído um belo tapete onde foram aplicados diversos materiais, também se podia observar alguns motivos referentes ao catolicismo. Na fachada da igreja num painel continha a inscrição, “Carreço saúda o padre João Basto 10-01-2021”.
Nas escadas, ao fundo do adro, o padre João Basto foi recebido com a presença da Cruz Paroquial, pelo pároco de Carreço, padre Doutor Domingos Vieira, pelo presidente da Junta de Freguesia, Eng.º João Pinho, pelas Instituições da Freguesia; Sociedade de Instrução e Recreio; Rancho das Lavradeiras; Grupo Folclórico Danças e Cantares; Ronda Típica; Centro Social e pelo Conselho Económico para os Assuntos Paroquiais, receção essa com uma particularidade, ao som dos bombos da Ronda Típica. Seguiu-se o cortejo até à igreja, com uma paragem a meio do adro para aí ouvir o grupo de cantares e a tocata da Ronda Típica que saudaram o padre João Basto.
FELICITAÇÕES
Seguiu-se a Missa Nova com acompanhamento do grupo coral da paróquia. No final da mesma, o presidente da Junta saudou o padre João Basto pelo ato realizado, desejando-lhe as maiores felicidades.
O Grupo da catequese também felicitou o padre João Basto e executou uma canção. Por sua vez, pelo Conselho Económico para os Assuntos Paroquiais foi feito o discurso de circunstância na qualidade de órgão representante de todos os organismos e grupos da paróquia, agradeceu ao padre João Basto o trabalho que realizou na mesma e desejou-lhe um bom sacerdócio ao serviço de Deus, da Igreja e da Humanidade.
Por sua vez, o padre Domingos Vieira agradeceu também ao novo colega e desejou-lhe bom sacerdócio.
Por último, o padre João Basto disse que apesar de não ter nascido em Carreço está perfeitamente integrado no meio carrecense do qual gosta, agradeceu a todos quantos colaboraram para que a sua Missa Nova tivesse o brilhantismo que teve e que nunca esquecerá o dia da Missa Nova.
Foto: Abílio Azevedo