Centenário das Irmãs do Espírito Santo

O Instituto nasceu em Farschwiller- França, a 06 de janeiro de 1921, festa da Epifania. Com Eugénie Fundadora, e mais duas companheiras, Elise e Lúci.

A Irmã Elise conta- nos: “Na porta da igreja de Farchwiller esperava-nos o Pe. Eich, Ele diz-nos: Então, comprometem-se para sempre? SIM, PARA SEMPRE! Doravante imensos povos da África vos esperam. E a Santa Missa começou. A Santa Comunhão uniu-os pela primeira vez em comunidade. Com todo o fervor da nossa alma, entregamo-nos ao Senhor para realizar a sua divina vontade e nos tornarmos nas suas mãos instrumentos de salvação para os pobres negros da África. Eis o novo Instituto começado”. A Congregação nasce.

Hoje espalhadas por quatro continentes, queremos dar graças a Deus pelo Dom da Irmã Eugénie Caps, da Obra Unicamente Missionária e por tudo o que esta foi para a Igreja através do anúncio do evangelho e o desenvolvimento dos mais pobres, ao longo destes 100 anos.

O Centenário da Fundação que celebraremos durante o ano de 2021, permitir-nos-á pôr em relevo o apelo particular a seguir Cristo e a adaptar a nossa missão ao ás exigências do mundo atual.

Eugénie guardou bem esta vocação missionária e como primeira espiritana, mostrou-nos o caminho do abandono e a docilidade ao Espírito de Deus. Do mesmo modo, cada espiritana acolheu e viveu o dom do carisma ao longo destes anos, o que nos permite a nós hoje sermos também transmissoras deste dom recebido para o bem dos homens e mulheres a quem somos enviadas.

As Irmãs Espiritanas, que estão disponíveis para se entregarem no serviço missionário, são sensíveis às realidades humanas de pobreza que encontram, e ao sofrimento real que as rodeia. E elas partem em missão para se darem inteiramente a este serviço. Por que elas aceitaram de todo o coração o desafio de deixar tudo o que as centrava em si mesmas e desposaram a aventura espiritual e geográfica do Jesus do Evangelho, que vai ao encontro do homem e da mulher do nosso tempo, lá onde eles se encontram. Eis a dinâmica da missão que recebemos de Jesus através da nossa fundadora.

Assim, em Portugal, estamos desde 1941, na diocese de Beja, de Lisboa, de Braga e de Viana do Castelo, concretamente em Alvarães, dedicando-nos à educação, à saúde, à catequese, à animação missionária nas paróquias e formação de catequistas.
Que o ano de 2021, seja todo de gratidão a Deus, porque a Ele tudo devemos.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.