Reforçar as pensões e a proteção dos idosos

A organização regional de Viana do Castelo do PCP (DORVIC) está preocupada com a população idosa tem um peso crescente no país e, de forma ainda mais acentuada, no Alto Minho.

Nota, porem, que as respostas no plano social tenham acompanhado esta evolução ao longo dos últimos anos. O índice de dependência dos idosos alto-minhotos é de 39, 7, enquanto a média no Norte é de 31, 1 e no país de 34, 2. Já 25, 2% da população tem mais de 65 anos (20, 7% no Norte e 22% no país).

O PCP sustenta que o desenvolvimento da situação epidemiológica fez emergir muitos dos problemas, designadamente a falta de resposta no apoio à população idosa, a falta de lares e a proliferação de um conjunto de lares ilegais, vários dos quais sujeitando os utentes a situações indignas.

Face a esta situação, o Grupo Parlamentar do PCP apresentou esta semana um conjunto de propostas. Entre elas, destaca-se a do reforço do número de trabalhadores para a Rede de Lares e Estruturas Residenciais destinadas aos idosos (auxiliares, enfermeiros, animadores culturais, psicólogos e nutricionistas, entre outros).

De igual modo, propôs, nomeadamente, o alargamento e requalificação da rede de equipamentos sociais, incluindo com a criação de vagas em resposta pública, recorrendo para tal a equipamentos da Segurança Social.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.