Com o mau tempo que se fez sentir nos últimos dias de chuva e vento forte, o complexo da Senhora do Crasto, sofreu várias danificações. Das quatro cúpulas que existiam, cobertas com lonas resistentes ao calor e há chuva, que eram para a realização dos almoços nas festas do dia do pai, da mãe, do dia da freguesia, etc., três delas, com o vento forte que por ali passou, ficaram completamente destruídas, portanto, sem as coberturas.
Ficou apenas uma que serve para o arrumo das mesas, tal como se pode ver na foto presente. Mas nem tudo é mau. A Junta de Freguesia, numa pareceria com a Câmara Municipal de Viana do Castelo e a Cruz Vermelha, recebeu a deslocação da Unidade Móvel que integra o projeto “Saúde Mais Próxima (UMS), na sede da mesma, no dia 11 de deste mês, desde as 9 horas até às 12h30, para efetuar avaliações aos 35 neivenses que se inscreveram, das mais diversas especialidades.
A saber: avaliação da Tensão Arterial, avaliação de Glicemia Capilar (Diabetes), avaliação do Oxigénio Sanguínea, avaliação Pulso, avaliação Frequência Respiratória, avaliação Peso, Altura e IMC, administração Injetáveis e tratamento de feridas. É também possível ter acesso a consulta de enfermagem – Análise estado saúde; Esclarecimento dúvidas sobre estado saúde; Encaminhamento para outras valências (Médico de Família, Psicologia, Assistência Social, Fisioterapia, entre outras). A equipa de saúde está também disponível para promover ações de sensibilização para a comunidade ou instituições.
Este projeto pretende contribuir para a manutenção da autonomia, independência, qualidade de vida e recuperação global das pessoas de idade mais avançada, prioritariamente na sua área de residência, combatendo o isolamento e a exclusão social. Como esta Unidade de Saúde, vai visitar a nossa Freguesia periodicamente, quem estiver interessado, deve fazer a sua inscrição na Junta de Freguesia.
Nestes tempos de pandemia, todas estas ações são de grande importância para a sociedade. E assim vai a freguesia de S. Romão de Neiva.
PAGAMENTO DE ASSINATURAS
Pagou por nosso intermédio, a assinatura anual, o nosso amigo António Rodrigues Martins Costa.
Faça como este nosso assinante. O correspondente do jornal está à sua disposição, para tratar destas questões, evitando atrasos no pagamento das assinaturas e deslocações.
O jornal agradece.