Vacinação de maiores de 80 anos já se iniciou

O Centro de Vacinação, no Pavilhão Desportivo de Monção, começou a funcionar na última quinta-feira, pelas 9h30. Pontual, Manuel Loureiro, 95 anos, feitos no passado sábado, natural de Moreira, foi o primeiro a entrar. Com mobilidade reduzida, vinha acompanhado pela sua filha.

Medida a temperatura e com as mãos higienizadas, confirmou, na receção, a data e hora marcada pelo Centro de Saúde de Monção, passando, posteriormente, pela sala de triagem e pela Box 1, onde recebeu a primeira vacina contra a Covid-19.

Depois, descansou meia hora na sala de recobro. À saída, denotava um semblante de satisfação: “É uma coisa boa. Estou bem e aliviado” disse, mostrando-se “surpreendido” e “agradado” por ter sido “a primeira pessoa a ser vacinada”.

Estava dado o ponto de partida para um processo que, ao longo do dia, permitiu a vacinação de 330 idosos do nosso concelho. O presidente da Câmara Municipal, António Barbosa, visitou o centro no período da tarde. De manhã, esteve o vereador da Ação Social, João Oliveira.

O primeiro dia de vacinação decorreu com total normalidade, evidenciando-se a competência dos profissionais de saúde, da equipa de bombeiros presente e dos funcionários da autarquia, bem como o sentido de responsabilidade e a postura cívica dos utentes.

Maria José Guimarães, 86 anos, a enfermeira mais antiga de Monção, foi uma das pessoas inoculadas neste dia. Conhecida por muitos monçanenses e profissionais de saúde, que reconhecem na “Menina Zézinha” uma referência da enfermagem no nosso concelho, fez questão de registar este “momento importante para vencermos o vírus”.

A marcação dos utentes é efetuada, telefonicamente, pelo Centro de Saúde de Monção, o qual comunica ao utente o dia e a hora em que deve dirigir-se ao Centro de Vacinação. O acesso apenas é permitido aos utentes com marcação definida, podendo, em caso de mobilidade reduzida, ser acompanhados por um familiar.

HABITAT CRIATIVO/INCUBADORA DE EMPRESAS
O antigo armazém da CP aponta para o futuro, ganhando nova vida como habitat criativo/incubadora de empresas. Os trabalhos de reconversão, a cargo da empresa “Baltor Steel – Metalomecânica, Lda”, no valor de 210.463,60 €, imposto incluído, iniciaram-se há dias.

O novo espaço, localizado numa das principais entradas do centro histórico da vila, tem como objetivo apoiar os jovens empreendedores no processo de desenvolvimento e consolidação das suas atividades profissionais, visando dinamizar e diversificar a economia local, ampliar e modernizar o tecido empresarial e criar postos de trabalho estáveis e qualificados.

Além de disponibilizar espaços físicos com condições efetivas para o pleno desenvolvimento da atividade, o denominado “Monção – Habitat Criativo – Incubadora” pretende facilitar aos “residentes” o acesso a um conjunto de parceiros, investidores e empresários, proporcionando-lhes, desta forma, uma inserção mais rápida no contexto laboral.

No sentido de potenciar o espírito empreendedor e promover a dinâmica empresarial, a filosofia deste espaço aglutinador passará pela criação de um modelo de trabalho partilhado.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.