Autarca visitou Associação Juvenil

O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, José Maria Costa, e a vereadora da Coesão Social e Juventude, Carlota Borges, visitaram a Associação Juvenil de Deão (AJD) juntamente com o presidente da União das Freguesias de Geraz do Lima e Deão. A visita serviu para fazer uma análise dos projetos de voluntariado internacional que a associação tem em curso.

A Associação Juvenil de Deão, fundada oficialmente no dia 19 de abril de 1997, é uma associação sem fins lucrativos, associada no Registo Nacional do Associativismo Jovem (RNAJ). Tem por fim criar e desenvolver atividades sociais, culturais, desportivas e artísticas para a juventude, designadamente na área da ocupação dos tempos livres, do voluntariado, da cooperação e da formação, promovendo e dinamizando o seu acesso à informação, a integração social, a participação cívica e a igualdade entre homens e mulheres.

A coletividade tem também por missão a capacitação e empoderamento da juventude e tem como valores o voluntariado, o desenvolvimento comunitário, a igualdade, a intergeracionalidade, a inclusão social e solidariedade. A associação tem ainda vindo a trabalhar com jovens e crianças provenientes de zonas rurais de Viana do Castelo, com índices de exclusão social e com poucas respostas institucionais.

A sua característica juvenil ressalta do facto de 80% dos seus associados, assim como 80% dos membros da direção terem idade igual ou inferior a 30 anos. Faz parte dos órgãos sociais da Animar (Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local) e da Federação das Associações Juvenis do Distrito de Viana do Castelo, sendo também associada da Federação Nacional das Associações Juvenis – FNAJ.

Pavilhão Gimnodesportivo
Uma conquista da freguesia de Deão com cerca de três décadas. Este não se limitou apenas à prática desportiva, mas também outro tipo de eventos, como por exemplo almoços convívios, eventos realizados por pessoas coletivas, eventos organizados em favor de causas, um equipamento que se tornou um multiusos não só para freguesia de Deão, mas também ao serviço de outras freguesias, o que revela a importância deste equipamento nesta margem esquerda do Lima.

Basta uma conversa sobre este equipamento e logo surgem memórias de gerações que usufruíram deste espaço. Uma conquista num tempo que quase ninguém sonhava ter um equipamento desta relevância. E hoje? Numa sociedade contemporânea, onde se praticam os mais variados tipos de desportos, num tempo em que se investem milhões em equipamentos desportivos, o que vemos no nosso Pavilhão Gimnodesportivo de Deão? Este equipamento necessita de um olhar renovado, um olhar sério, penetrante e realista. Perdeu a vida…

Um equipamento que precisa urgentemente não de reparações superficiais de circunstância, mas de um investimento condizente com as necessidades e com um projeto que permita devolver a vida a este espaço, servindo novamente as pessoas da freguesia e de outras, tal como no passado.

Os deonenses devem preservar, valorizar e potenciar o que de melhor tem na sua freguesia.

Torna-se imperativo criar condições para um projeto de renovação profunda deste equipamento, modernizar com todas as condições necessárias para se tornar atrativo e devolver novamente ao serviço da comunidade.

UMA HORTA NA ESCOLA
“Da terra para a mesa”. Este é um projeto da Associação de Pais de Deão, que está em constante construção.

A Associação de Pais de Deão entende que as “chaves” para o desenvolvimento das crianças e dos seus futuros meios de subsistência são uma alimentação adequada e a educação.

Nesse sentido, encontra-se neste momento a preparar a Eco Horta da escola EB1 de Deão, para os próximos tempos de cultivo.

Nesta iniciativa, os alunos aprendem a cultivar, cuidar, colher e preparar produtos sazonais nutritivos, nos contextos educativos da sala de aula, da horta, da cozinha, do refeitório da escola e do lar.

A experiência promove o bem-estar ambiental, social e físico da comunidade escolar e uma melhor compreensão de como o mundo natural nos sustenta.

A alimentação, a saúde, a natureza, biodiversidade, valores e transmissão de conhecimentos para o seio familiar.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.