Devoção e gratidão

A jovem cardielense Ana Rita da Silva, licenciada em Design de Produto e atualmente a frequentar o mestrado em Design e Marketing de Produto Têxtil, vestuário e acessório, ofereceu ao Hospital de Viana do Castelo, no passado dia 11 de março, uma ilustração alusiva à Senhora da Agonia e aos profissionais de saúde, com o intuito de os homenagear.

Apesar dos tempos anómalos e difíceis que vivemos, de isolamento, angústia e insegurança em relação ao futuro, apesar das condições fortemente adversas que temos vindo a enfrentar, há cerca de um ano, a maior parte de nós pôde, contudo, desfrutar do aconchego do seu lar, e muitos até aí exerceram a sua atividade profissional.

Contrariamente, aos profissionais de saúde que laborando muitas vezes 12horas diárias seguidas, lutavam empenhadamente até à exaustão, pela sobrevivência dos seus doentes atingidos pelo SARS-Cov-2. Foi perante esta situação tumultuosa, comparável às aflições vividas pelos nossos pescadores em dias de tempestade, que a nossa conterrânea Ana Rita teve a ideia de criar uma ilustração alusiva à Nossa Senhora da Agonia, de quem os nossos homens do mar são fervorosos devotos, homenageando-A com profunda Fé no dia 20 de agosto (data do feriado municipal) conduzindo-A em procissão até ao mar, em andor engalanado a preceito, passando pelas ruas da Ribeira enfeitadas com lindos tapetes de flores. Infelizmente, no ano transato, não foi possível festejar, nos moldes tradicionais, uma das Romarias mais populares e grandiosas de Portugal—As festas da Nossa Senhora da Agonia.

Este ano prevê-se que ainda não seja possível estarmos de novo juntos para as celebrarmos. Desejamos ardentemente que em 2022, Viana volte a ser no mês de agosto, o centro da alegria, da cor, da animada confraternização, entre famílias, amigos, forasteiros que acorrem a esta cidade nesta altura, motivados pelas Festividades Religiosas de Nossa Senhora da Agonia.

É de louvar a iniciativa da nossa jovem conterrânea Ana Rita por constituir um exemplo e um incentivo a que outros jovens não se coibam de expressar a sua gratidão pelo bem que os outros lhes fazem, gerando um maior enriquecimento pessoal de todos e uma mais perfeita sociedade.

Óbitos
No dia 18 de março, faleceu a senhora Beatriz Fernandes Martins, com 94 anos, moradora na Rua da Fonte Salgueiro.
À família enlutada, os nossos sentidos pêsames.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.