A completar 98 anos no dia 01 de junho, faleceu Luís dos Santos Vila Afonso, no Hospital da CUF, no Porto, sendo transladado o seu corpo para a Meadela, onde a família tem jazigo.
Foi, durante 36 anos, Diretor Escolar em Viana do Castelo, para onde veio a convite do pai do Dr. Marcelo Rebelo de Sousa, após uma comissão nos Açores. Lá, como cá, foi reconhecido pela sua competência e retidão. Amigo leal às suas amizades, como prova a seguinte mensagem vinda dos Açores, de Rubens Pavão, enviada à família:
Mensagem de muito pesar à família de Luís dos Santos Vila Afonso
Queridos amigos
Através do meu colega António Silva que aí reside, soube que havia falecido o meu querido amigo Sr. Diretor Vila Afonso o que me deixou uma grande tristeza e imensa mágoa, tal era a velha amizade que nos ligava há tantos, tantos anos.
Ainda há semanas nos falámos. Com a sua morte acaba uma geração que marcou pela firmeza, atitude e resiliência, que hoje não existem mais.
Curvo-me respeitosamente, perante sua Memória, e envio um abraço muito sentido a toda a família.
Deus queira que toda esta mensagem ainda possa ser conhecida.
Com muita saudade, Rubens Pavão
Destacou-se como professor de didática e legislação na antiga Escola do Magistério.
Pelo seu trabalho e pelas suas competências humanas, foi homenageado e condecorado, no então Governo Civil, pelo vice-primeiro ministro Dr. Marques Mendes, no governo do Dr. Aníbal Cavaco Silva.
O Diretor Vila Afonso colaborou também em causas sociais através da obra do padre Coutinho, aquando da fundação da “Obra do Padre Coutinho”.
A perenidade está quase sempre associada à sabedoria.
Assim foi o exemplo do Diretor Vila Afonso. Para memória futura.
Deixa muita saudade a toda a família.
Maria do Carmo Cachina