O Edifício de Cultura e Inovação de Vila Nova de Cerveira representa um investimento na ordem de um milhão de euros.
“Estamos perante uma obra ambiciosa, que assenta num conceito funcional e esteticamente apelativo, sem retirar as características únicas do espaço, e que vai conferir uma maior qualidade e facilidade de uso, consolidando uma identidade urbana moderna associada à qualidade do ambiente urbano e ao dinamismo socioeconómico”, afirma o edil cerveirense. Para Fernando Nogueira, “esta empreitada enquadra-se na estratégia de regeneração urbana que está em curso em diversas frentes, contribuindo para a requalificação deste espaço histórico da vila”.
A empreitada em causa, que integra o Plano de Ação de Regeneração Urbana do concelho, consiste na adaptação do Antigo Quartel dos Bombeiros Voluntários para um espaço polivalente, que vai permitir a instalação, ao nível do rés-do-chão, da nova e moderna Biblioteca Municipal e da concentração dos serviços da Segurança Social.
Devido ao mau estado de conservação em que se encontra a generalidade do edifício, a intervenção incide numa profunda remodelação interior, de modo a definir as novas valências com espaços amplos e áreas generosas, mantendo o funcionamento independente ou integrado do Cineteatro de Cerveira – Marreca Gonçalves, garantindo o piso superior para fins culturais, recreativos e de associativismo.
Neste momento, e após a assinatura do contrato da empreitada, a autarquia vai remeter a documentação para avaliação pelo Tribunal de Contas, dado tratar-se de uma obra pública com um investimento de 1ME, com financiamento FEDER através do Programa Operacional Norte 2020. Conseguida luz verde, os trabalhos avançam para imediatamente para o terreno, para uma conclusão previsível no final deste ano ou início de 2022.