Os 47 anos da “revolução dos cravos” vão ser assinalados em Viana do Castelo, mais uma vez numa organização da Comissão Promotora das Comemorações Populares do 25 de Abril, entidade que engloba diversas entidades associativas, sindicais e culturais.
O programa prevê para hoje, dia 22, às 19h, na Galeria Barca d’Artes, a abertura das comemorações com pintura de tela alusiva ao tema por artistas convidados, iniciativa do Centro Cultural do Alto Minho.
Depois, entre hoje e sábado, a peça de teatro “Noites de Caxias” (ver notícia noutro local). Já no dia 24, sábado, às 11h, na Porta Mexia Galvão (traseiras dos Antigos Paços do Concelho) é inaugurado o mural com pintura de Abril e distribuição de cravos, uma organização da AISCA. Conforme fonte desta refere, a pintura tem como principal objetivo assinalar e celebrar o espírito deste dia, através da arte urbana, com reminiscências às pinturas murais que se tornaram referências importantes para a manifestação política e cultural, símbolos de uma nova liberdade.
A 25 de abril, às 9h00, há Alvorada e, às 9h30, na Galeria do Centro Comercial Capitães de Abril, a inauguração da exposição com os cartazes de Abril e içar das bandeiras, promovida pela Associação Capitães de Abril. Às 10h30 atuação da Banda de Cá no Teatro Municipal Sá de Miranda.
Já a 26 de abril, pelas 16h30, no Café Concerto no “Sá de Miranda”, é inaugurada a exposição de cartazes 25 Abril 2020 #euficoemcasa, realizados por alunos das escolas do distrito de Viana do Castelo. Ficará patente até 31 de maio, das 14h30 às 18h. A organização é do Sindicato dos Professores do Norte.