O Grupo Etnográfico de Areosa (GEA) desafiou os alunos do 3.º e do 4.º ano da EB1 do Meio a visitarem alguns locais de interesse histórico da freguesia.
Inserida no projeto “Gosto do Vira”, a iniciativa permitiu que o presidente do GEA, Alberto Rego, recordasse os seus anos de docência, mostrando e explicando como funciona um moinho tradicional movido a água, e como, no passado era feita a distribuição das águas das nascentes e as suas medições.
A visita incluiu ainda um passeio por alguns dos trilhos dos Caminhos de Santiago, que atravessam a nossa freguesia, uma visita à envolvente da Capela de Nossa Senhora da Boa Viagem, ao moinho de água da Casa do Cascudo e à estrutura que faz a divisão/separação das águas de nascente da Quinta da Paradela.
O projeto “Gosto do Vira” decorre há sete anos letivos consecutivos e tem como objetivo explicar as particularidades dos instrumentos musicais às crianças do terceiro e do quarto ano. Assim como, enaltecer as tradições locais.
O último convidado musical foi Manuel Lima Nucha, que “conquistou para a música, com a sua bateria, o seu conhecimento e a sua simpatia, as crianças da EB1 do Meio – Areosa”, revela fonte do GEA.