O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, José Maria Costa, assinou, recentemente, um protocolo de cooperação e apoio financeiro entre o Município de Viana do Castelo e o Centro Social e Paroquial de Areosa que define um apoio de 125 mil euros por parte da autarquia à empreitada de criação de uma Estrutura Residencial para Idosos e um Centro de Dia, numa cerimónia que contou também com a presença da vereadora da Coesão Social, Carlota Borges.
O Centro Social e Paroquial de Areosa é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, fundada em 1989 e a sua missão tem como objetivo a prestação de apoio aos cidadãos na velhice e invalidez, na infância e às famílias, contribuindo para a promoção integral da pessoa e da promoção de solidariedade e justiça social.
O Centro Social e Paroquial de Areosa promove, atualmente, as respostas sociais de Creche, Centro de Atividades de Tempos Livres e Serviço de Apoio ao Domiciliário. O CSPA pretende ampliar as suas valências com uma ERPI – Estrutura Residencial para Idosos e um Centro de Dia, uma vez que já se encontram a decorrer as obras de edificação das instalações para estas respostas sociais.
O Município, reconhecendo a importância do papel desempenhado pelo Centro Social e Paroquial de Areosa no domínio da sua missão, e pela intenção desta instituição em candidatar-se ao Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais – 3.ª Geração (PARES 3.0), vai apoiar financeiramente o CSPA para a execução das obras de construção da ERPI, sendo que o apoio monetário se destina à participação da componente nacional da candidatura.
A Junta de Freguesia, em comunicado, congratulou-se pelo apoio concedido para concretização da abertura e o pleno funcionamento das novas instalações do C.S.P.A, dois dos objetivos pelos quais se tem batido, apoiando e desenvolvendo todos os esforços para que este sonho coletivo se realize.
PROGRAMA
“VIANA EM MOVIMENTO”
Viana em Movimento é um programa da Altominho FM que visa mostrar o melhor do concelho de Viana do Castelo e de cada uma das suas freguesias.
O “Viana em Movimento” iniciou o seu desconfinamento na nossa freguesia, na manhã de sábado, dia 24 de abril, durante duas horas, no salão Ernesto Botelho da Sociedade de Instrução e Recreio Social Areosense, na presença do vereador de Coesão Social da Câmara Municipal de Viana do Castelo, do presidente da junta de freguesia Rui Mesquita e de várias Associações da freguesia.
Assim os presentes tiveram a oportunidade de dar a conhecer a dinâmica e perspetivas após desconfinamento.
Destacamos duas das prioridades da junta de freguesia, a ampliação da Escola do Meio e o alargamento do Cemitério.
Em relação à Escola está previsto que o projeto seja desenvolvido em três fases. As duas primeiras de beneficiação das instalações existentes e a terceira de ampliação com a inclusão da creche que está a funcionar na antiga Escola Fontes Pereira de Melo.
Relativamente ao alargamento do cemitério, está a ser negociado o terreno, do lado sul, com os respetivos proprietários, estando, segundo informou Rui Mesquita, as negociações no bom caminho.
FALECIMENTO
Faleceu no dia 13 de março, inesperadamente, o anterior presidente da Junta da nossa freguesia, Fernando Pires de Figueiredo Pimenta da Gama, natural desta freguesia, com 61 anos de idade. Professor, exerceu o cargo de tesoureiro no mandato do falecido António Longarito, entre 2002 e julho de 2010, assumindo no mesmo ano as funções de presidente em substituição do antecessor deixando o cargo em 2013.
Apresentamos à família sentidas condolências.