BorgWarner com nova fábrica em Lanheses

Um novo investimento da empresa de componentes automóveis vai criar 300 postos de trabalho no Parque Empresarial de Lanheses. Este é a terceira aposta da BorgWarner no concelho vianense.

Com um montante global de 25 milhões de euros, a multinacional americana pretende duplicar o atual volume de negócios no distrito, que atualmente é de 170 milhões de euros. A nova fábrica ficará responsável pela elaboração de componentes para a fileira da eletrificação automóvel.

O representante da empresa explicava que “estamos a reiterar o nosso acordo de colaboração”. Ricardo Moreira adiantava que o novo investimento implica a construção de uma nova fábrica com 17 000m2 e a criação de 300 postos de trabalho. As previsões do início da laboração é no ano de 2023. Atualmente a BorgWarner emprega, em Viana do Castelo, 950 pessoas.

O autarca vianense congratulava-se com mais este investimento. José Maria Costa não tem dúvidas que “somos a aposta no crescimento de mais emprego e das exportações”. O edil vianense lembrava que 40% do que é produzido no concelho segue para exportação. “Estamos a crescer ao dobro da média nacional”.

“Este é o terceiro investimento, o que significa que Viana do Castelo tem-se mantido como espaço de atração empresarial”, considerava o autarca socialista. Adiantando que “normalmente o investimento estrangeiro acontece porque há um espírito de confiança entre os diversos parceiros”.

O grupo assume-se como líder em sistemas de propulsão para veículos a combustão, híbridos e elétricos. Tendo como objetivo acelerar rumo à eletrificação, pretende proporcionar soluções de mobilidade inovadoras e sustentáveis para o mercado automóvel.

Recorde-se que a BorgWarner se instalou na capital do Alto Minho em 2014, num investimento de 25 milhões de euros e que, na altura, estimava criar 500 postos de trabalho.

Em novembro de 2020, a empresa assinou um novo contrato de investimento para avançar com uma ampliação das instalações situadas no Parque Empresarial de Lanheses. Este foi de sete milhões de euros e prevê a criação de mais 38 postos de trabalho.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.