A Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho, em conjunto com os 10 municípios que a integram e a Federação Distrital de Bombeiros, entregará novos ‘kits’ de reforço operacional às 12 corporações da região.
Em comunicado enviado à imprensa, fonte da CIM do Alto Minho explicou que a entrega dos ´kits’ de apoio a operações de resgate e salvamento em grande ângulo e para intervenção em derrames de matérias perigosas ocorrerá “nos próximos dias”.
Os equipamentos adquiridos vêm reforçar a capacidade operacional das corporações de bombeiros do Alto Minho, tendo implicado um investimento global de cerca de 165.000 euros.
A entrega dos ‘kits’ vem no seguimento da implementação do projeto ARIEM+ // Assistência Recíproca Inter-regional em Emergências e Riscos Transfronteiriços aprovado pelo programa INTERREG Espanha-Portugal 2014-2020.
Aquele programa tem como “objetivo geral a definição de um plano territorial de emergências transfronteiriças e a criação de uma rede unificada de comando operacional para a gestão de recursos humanos e materiais em situações de risco que permitam, em conjunto, melhorar a gestão e a coordenação efetiva de emergências”.