População participou no “Censos 2021”

De acordo com a Junta de Freguesia, a população de Alvarães respondeu afirmativamente e com prontidão ao inquérito que procura apurar quantos somos neste momento em Portugal.

Está em curso o Censos 2021 e todas as casas de Alvarães, num total de 1412 referenciadas, já estão registadas na plataforma informática que apurará os dados populacionais, as moradas, as idades e as habilitações da população.

A Junta de Freguesia deu um contributo muito especial àqueles que não sabiam responder ou não tinham meios tecnológicos para o fazer.

A NOSSA FESTA
Esta é a semana em que, numa situação normal, Alvarães levaria a efeito a sua festa maior – A Festa da Santa Cruz ou Festa das Cruzes, que teria lugar no terceiro domingo do mês de maio. Esta festividade muito antiga e de que há registos paroquiais que datam do século XVIII, está relacionada com a Ascensão de Jesus ao Céu e durante muitos anos foi festejada em quinta-feira da Ascensão.

Mas as festividades começariam no dia 09 de maio, com a realização da Festa da Criança e com uma Procissão em que desfilariam pequenos andores feitos pelas crianças e também por associações da vila, nomeadamente pelos Escuteiros, pelas escolas e por outras entidades culturais e de solidariedade.

Hoje, quinta-feira, que é o Dia da Ascensão, teríamos na igreja matriz a Eucaristia muito solenizada e com grande participação dos fiéis, que literalmente enchem o templo. Nesta celebração, realce para o momento solene da “Hora”, numa tradição muito antiga que evoca a raiz campestre desta sociedade com a bênção pelo celebrante dos campos e das sementeiras. As crianças têm aqui uma participação de rara beleza em que durante largos minutos lançam flores, sobretudo pétalas de rosas sobre o celebrante, sobre o altar-mor e ainda de encontro a todo o povo que devotamente assiste e participa.

O Dia da Festa seria no próximo domingo, dia 16 de maio. Na sua essência está a “cruz” e a Ascensão de Jesus ao Céu 40 dias após a Páscoa, após a Ressurreição. É a Glorificação da Cruz, é a Vitória da Vida sobre a morte.

De um programa que costuma ser rico e variado, realce para a procissão solene com o desfile de 11 maravilhosos andores, autênticas obras de arte que o povo dos diferentes lugares desta vila alvaranense faz e tem orgulho em mostrar aos visitantes. Cada andor confecionado com pétalas de flores naturais atrai milhares de olhares e arranca exclamações de admiração e de emoção.

Ainda em período marcado pela epidemia da Covid-19, não é possível a realização da nossa Festa. Oxalá possamos celebrar e viver as “nossas Cruzes” já no próximo ano.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.