O Núcleo de Viana da Associação Conquistas da Revolução, composta por autarcas e ex-autarcas, ex-sindicalistas, ativistas e democratas de várias tendências tem já programa definido para comemorar o centenário de nascimento de Vasco Gonçalves nesta cidade.
O Primeiro Ministro da Revolução, ou Companheiro Vasco, como ainda hoje muitos se lembram e gostam de o apelidar, foi uma figura que concitou rancores, mas também uma profunda simpatia, especialmente entre as gentes mais humildes, que perdurará por muito tempo. Foi ele o autor das grandes transformações que se verificaram no país na sequência da revolução do 25 de Abril de 1974, particularmente com a nacionalização dos grandes grupos económicos, em defesa de uma economia orientada para a resolução dos grandes problemas sociais herdados do Estado Novo.
O desempenho de Vasco Gonçalves na construção de um Portugal mais justo jamais foi esquecido, daí a homenagem de que vai ser alvo um pouco pelo país inteiro. Em Viana, a Comissão constituída tem programadas as seguintes iniciativas: exposição gráfica, com abertura a 28 de maio, apresentação de um livro sobre VG, no dia 31, também em maio, e uma sessão evocativa em 23 de junho. Sobre estas iniciativas daremos conhecimento mais detalhado em edições futuras.