O Centro Social e Cultural de Carreço é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) e atua no âmbito de intervenção da área social. Fundado em 1994 por Joaquim Viana da Rocha, atual presidente da Direção, juntamente com mais 22 sócios.
Atualmente, o Centro Social e Cultural de Carreço, com os seus 27 anos, conta com mais de 700 sócios, é suporte de seis respostas sociais protocoladas com a Segurança Social: Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (Hotel Sénior), Centro de Dia, Serviço de Apoio Domiciliário, Centro de Convívio, Creche e Cantina Social.
O CSCC acaba de ver compensado todo o trabalho despendido para o seu desenvolvimento, com a aprovação do projeto de construção de um novo edifício, o que se considera ser a expansão necessária das suas atuais instalações. A referida obra a edificar vai acontecer na Avenida de Nossa Senhora da Graça, precisamente em frente das atuais instalações do Centro Social, nos terrenos que a referida instituição já adquiriu em devido tempo para o efeito, os quais podem ser observados na fotografia.
O projeto visa essencialmente dar resposta à grande procura de ingressos na Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (Hotel Sénior) e simultaneamente tornar a mesma estrutura economicamente rentável. Neste contexto o projeto contempla a criação de 52 camas, isto é duas vezes e meia mais que a dotação atual (21). No entanto, outras valências serão tidas em conta e contempladas com novas estruturas no edifício a construir.
As obras, segundo o presidente, Viana da Rocha, vão arrancar brevemente dando início à primeira fase, a qual contemplará as drenagens e fundações. Seguir-se-ão as restantes e a obra, de acordo com o programado, deverá estar concluída no final do próximo ano (2022), disse-o irradiando uma autêntica felicidade por conseguir deste modo desenvolver o CSCC, mas imediatamente manifestou-se insatisfeito com a falta de apoios que enfrenta.
A expansão prevista do Centro Social e Cultural de Carreço vai dinamizar, de imediato, uma maior empregabilidade por parte da Instituição a qual vai ver reforçada a sua posição de líder empregador de serviços a nível da nossa Freguesia.
Congratulámo-nos com as novidades dadas pelo presidente do Centro Social, fazendo sinceros votos que as referidas obras se concretizem no mais curto espaço de tempo possível, para bem dos utentes e desta nossa terra que é Carreço.