Em 19 de maio, visitou o Mosteiro de S. Romão de Neiva, o presidente da Câmara de Viana do Castelo, Engº. José Maria Costa e os vereadores Luís Nobre e Ricardo Rego, com o intuito de verem as instalações do Mosteiro, que está à venda, uma vez mais, para tentar travar o estado de degradação.
Acompanhamos a visita às diversas alas, onde, para além das individualidades já citadas, também estava o Sr. presidente da Junta de Freguesia, Manuel Salgueiro, a comunicação social e alguns herdeiros, tendo sido entregue por um dos herdeiros, uma planta do referido Mosteiro e o Sr. Charles Castanho, filho de uma herdeira, explicou aos elementos da Câmara, as obras que já tinham sido feitas, para que a degradação não avançasse, tão rapidamente.
No final da visita, foi feita uma análise rápida ao que foi visto, e trocaram-se ideias entre os herdeiros ali presentes e o Sr. presidente da Câmara.
A estimativa para a recuperação do imóvel custará, entre o quatro e meio e cinco milhões de euros, verba que para ser recuperada a breve prazo, terá que ter um grande estudo, para a área a que se destine.
Como se sabe, toda a arquitetura existente terá que ser mantida, e como a área coberta que é de 3.200,00m2 e a total é de 5.574,00m2(aproximadamente), segundo o diálogo final, relativamente a estes pormenores, condiciona bastante a finalidade desta estrutura.
Recorde-se que há aproximadamente 30 anos esta estrutura foi vendida por cem mil contos à Camara Municipal de Viana do Castelo, mas quando se aproximava a assinatura da escritura, houve um dos herdeiros que não concordou, e a compra ficou sem efeito. A Câmara Municipal já tinha recuperado os dois telhados da ala sul.
Seja como for, no final da visita, o Sr. presidente da Câmara disse que partia com o coração apertado, por tudo o que constatou. Se todos estiverem com a intenção de salvar o Mosteiro da degradação total, acreditamos que a Câmara Municipal tudo fará para uma resolução no bom sentido.
Ficou dito que daqui a uma semana, haverá novo encontro com as partes.