O Agrupamento de Escuteiros do Senhor do Socorro, 343 do CNE, foi fundado em 07 de março de 1971.
Para assinalar os 50 anos de sua existência realizaram-se no passado dia 08, algumas iniciativas, na presença da Câmara Municipal, Junta de freguesia de Areosa, Chefe Nacional da Junta Regional do CNE, representante da União de freguesias da cidade, António Basto, e todo o efetivo do Agrupamento, assim como muitos paroquianos. Destacamos, o hastear das bandeiras do CNE, o descerramento da lápide comemorativa e apresentado o emblema das bodas de ouro do Agrupamento da autoria do caminheiro Pedro Arieira. Seguiu-se-lhe a apresentação de um penedo com mais de 1000kg, elucidativo do Escutismo nesta comunidade. O ponto alto destas comemorações consistiu na Eucaristia presidida pelo pároco e Assistente do Agrupamento, Torres Lima, onde fizeram promessa de caminheiras duas jovens.
Na homilia, o celebrante Torres Lima manifestou a sua alegria pela existência do Agrupamento e referiu muito ter apreendido com estes jovens e adultos ao longo de 20 anos de paróquia.
Seguiu-se a entrega pelo Chefe Nacional de condecorações e louvores a alguns dirigentes participantes ao longo de 50 anos. A finalizar decorreram intervenções dos presentes, destacamos o da direção, referindo aos 50 anos de atividade ininterrupta, homenageando alguns dos escuteiros de primeira linha que já cá não se encontram entre nós e de um modo especial o saudoso Chefe Vieira. Foi referido também que o Agrupamento cresceu e multiplicou-se ao longo destes 50 anos, possuindo hoje, uma história existencial duma riqueza social e comunitária incalculável esperando ainda este ano transcrever parte delas para o livro do cinquentenário.
Por último, foram inauguradas as requalificações feitas na sede com o grande apoio da Câmara Municipal e juntas de freguesia de Areosa e de Monserrate.
Terminou o 1.º dia de comemoração com um agradecimento a todos os presentes, cantados os parabéns e assinado o livro de honra pelos presentes.
Festival Viana é Mar(e)
O Grupo Etnográfico de Areosa (GEA) participou, no dia 22 de maio, no Festival Online “Viana é Mar(e)” integrado na celebração do Dia Europeu do Mar, uma iniciativa da Comissão Europeia que incita as cidades a promoverem eventos ligados ao mar.
Para o efeito, o GEA escolheu a música “Vira da Boa Viagem” que retrata a história das mulheres dos pescadores das redondezas que, sem notícia dos seus familiares, nos meses passados na faina do bacalhau, vinham rezar à capela de Nossa Senhora da Boa Viagem. Caminhavam em silêncio e o que ouviam vindo de dentro dos conhecidos muros altos de Areosa, consideravam ser
prenúncio do que poderia estar a acontecer-lhes. A esta tradição chamavam: “Ir às vozes”.
O vídeo, realizado por Flávio Cruz e Luís Lagadouro (Ponto de Vista), com edição áudio de Pedro Alves (GAM Estúdio), foi gravado nos Caminhos de Santiago, por onde têm passado milhares de peregrinos, e que, outrora, também traziam a Areosa esses outros andantes.