6.ª edição do Concurso “Produtos da Terra”

Decorreu no fim de semana de 22 e 23 de maio, no edifício da ex-Escola de Fonte Grossa, o 6.º Concurso “Produtos da Terra”. Trata-se de louvável iniciativa promovida pela Junta de Freguesia de Santa Marta de Portuzelo, interrompida no ano anterior, por causa da pandemia provocada pela Covid-19.

Em consequência dos constrangimentos ainda decorrentes da mesma doença, o evento não teve público e foi menor a adesão de participantes. Porém, pela mão dos seus produtores, estiveram a concurso vinhos tinto e branco, chouriço, presunto e broa.

Uma outra nota teve a ver com o novo normal, que aconselha adequadas precauções com a segurança sanitária. Assim, os júris foram distribuídos por várias salas, tendo sido a avaliação dos vinhos realizada na parte da manhã e os outros produtos na parte da tarde, do dia 22.

No dia 23 realizou-se uma mesa redonda nas instalações dos vinhos Phulia, subordinada ao tema “A vinha no copo”. Todos estes produtos da freguesia são de reconhecida qualidade, sendo o resultado da avaliação do júri o seguinte: Vinho tinto, 1.º João Alberto Araújo; 2.º Costa Lebre; 3.º Rosa Oliveira.

Vinho branco, 1.º Costa Lebre; 2.º António Louro; 3.º Luís Correia.
Chouriço, 1.º Rosa Cerqueira Oliveira; 2.º Paulo Amorim; 3.º Rosa Oliveira.
Presunto, 1.º Rosinha dos Chouriços; 2.º Rosa Oliveira; 3.º Rosa Cerqueira Oliveira.
Broa, 1.º Paulo Amorim; 2.º Conceição Correia.

Estão de parabéns, para além dos vencedores, todos os participantes e colaboradores deste evento, pois dão vida a uma iniciativa que promove produtos da freguesia e incentiva quem os produz.

GRUPO FOLCLÓRICO FEZ 81 ANOS

O Grupo Folclórico de Santa Marta de Portuzelo está de parabéns, pelos seus 81 anos.
Fundado em 28 de maio de 1940, no seu historial menciona-se a primeira atuação pública na cidade de Guimarães, durante o terceiro centenário da Restauração da Independência.

Depois sucederam-se convites para inúmeros festivais, romarias e outros eventos, para atuar no país e no estrangeiro, sendo mesmo o primeiro grupo folclórico a estar presente além-fronteiras. Atuaram em diversos países, em alguns deles por diversas vezes: Espanha, França, Alemanha, Inglaterra, Holanda, Bélgica, Itália, Senegal, Finlândia, Brasil, Suécia, Dinamarca, Canadá, Estados Unidos da América, Coreia do Sul e México. Da sua presença em diferentes latitudes registam-se êxitos retumbantes, encantando pela simpatia dos seus componentes, qualidade da dança e beleza no trajar. Assinalável sucesso, entre muitos outros, foi a sua presença nos Jogos Olímpicos de Helsínquia, em 1952.

O Grupo é normalmente constituído por 50 elementos: 30 mulheres e 20 homens. Os seus membros demonstram grande preocupação em recolher, preservar e divulgar os usos e costumes dos seus antepassados.

Aos componentes e direção, desejamos os maiores sucessos, para que o aniversariante continue a ser embaixador privilegiado do folclore alto-minhoto e nacional.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.