Biblioteca Municipal presta homenagem ao escritor João da Rocha

No ano do centenário da morte do vianense João da Rocha, a Biblioteca Municipal organizou um colóquio sobre a vida e história do escritor. A sessão, que decorreu no último sábado, juntou em Viana do Castelo familiares e estudiosos da vida e obra do “Frei”, cognome de João da Rocha.

Depois de agendado para fevereiro, o colóquio foi reagendado e realizou-se no dia 19 de junho. O diretor da Biblioteca Municipal dava conta de uma exposição bibliográfica, que decorria no hall do espaço e apresentava algumas das obras do autor. Rui Faria Viana anunciava ainda que as comunicações do colóquio iriam publicar-se nos “Cadernos Vianenses”.

Em nome da família, o neto Álvaro Vasconcelos, referia que “há décadas que esperávamos que Viana desse o devido valor a um dos seus vultos”. Pedindo também que o nome de João da Rocha seja atribuído à Biblioteca Municipal. “Há tantos anos esquecido pelos conterrâneos merece a distinção. Isto é apenas uma sugestão”, assinalava Álvaro Vasconcelos.

O autarca vianense sublinhava que a homenagem “é justa” e uma forma de “revisitarmos o passado dos nosso ilustres”. José Maria Costa informava ainda que estas iniciativas permitem “estimular a política educativa junto das escolas”. Acrescentando que o tema da Feira do Livro deste ano será João da Rocha. “É um momento de celebração de um nome maior de Viana do Castelo”, acentuava.

Para 30 de dezembro, está agendada uma sessão pública de lançamento do tomo 55 dos Cadernos Vianenses, reunindo as comunicações apresentadas pelos conferencistas no Colóquio do Centenário.

João da Rocha nasceu a 17 de abril de 1868, em Viana do Castelo, falecendo a 01 de fevereiro de 1921, em Lisboa. Notabilizou-se de muitos modos e, como contista, contribuiu decisivamente para o género fantástico na literatura portuguesa.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.