À descoberta do património na nossa Freguesia

No âmbito do projeto de escola “À descoberta do Património” a Escola Básica de Nogueira que integra 1.º Ciclo e Educação Pré Escolar, arregaçou mangas e com o apoio das famílias, da autarquia e das associações culturais realizou um trabalho singular onde o património arquitetónico, a arte da cantaria e a música popular se destacam.

Pois é exatamente sobre a música popular que hoje vamos falar pegando num texto escrito pelos mais novos e que nos leva a perceber como é importante conhecer o nosso património para que não fique esquecido. Vamos falar de património musical em Nogueira!
Sim, descobrimos que Nogueira teve um Grupo de Música Popular nos finais do século XX e que foi desaparecendo.

Na escola encontramos uma cassete de áudio com música popular e percebemos que se tratava de um grupo da freguesia. Depressa quisemos descobrir mais. O grupo denominado Voz do Lorente nasceu em 1991, num grupo de amigos que gostava de se juntar, tocar e cantar música tradicional portuguesa. O nome dado ao grupo surgiu do nome do rio que atravessa a freguesia que é conhecido por Rio Lorente. Este grupo, constituído por cerca de 12 elementos, tocou e cantou durante 15 anos. As suas músicas maioritariamente tradicionais, eram fruto de recolha através dos conhecimentos das pessoas mais velhas da freguesia.

Em entrevista realizada a diversos membros do grupo concluímos que ainda existe muita vontade de cantar e sempre que possível encontram-se e cantam. Formalmente o grupo deixou de existir por motivos profissionais de alguns elementos. No entanto, este grupo deixa marca na freguesia e com a gravação da cassete musical onde os podemos ouvir fica perpetuada a sua existência e importância local.

Agradecemos muito que alguns dos elementos do grupo Voz do Lorente se tenham deslocado à nossa escola e partilhado a sua música. Cantamos todos e foi muito bom! Queremos continuar a cantar!

Acreditamos que com o nosso trabalho demos alento a uma chama que voltará a vibrar!

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.