Reuniu no passado dia 25 de junho, pelas 21h, em Sessão Ordinária, a Assembleia de Freguesia da União de Freguesias de (Santa Maria Maior, Monserrate) e Meadela, no Polo de Monserrate, na Alameda João Alves Cerqueira.
Pelos Eleitos do PSD e do CDS, foi apresentada e aprovada, com quatro abstenções, uma Moção, que diz respeito às instalações das Corporações dos Bombeiros Sapadores e Bombeiros Voluntários de Viana do Castelo. A proposta diz que as mesmas encontram-se sediadas em zonas de grande afluxo de trânsito, o que provoca regularmente uma pressão acrescida e desnecessária no pronto socorro dos vianenses. Propõem que, com caráter de urgência, seja exigido ao Município, uma adequada solução técnica integrada de Mobilidade e Segurança, como semáforos; espelhos; pinturas para veículos de socorro e peões, a colocar nas saídas e entradas das instalações das referidas Corporações dos Bombeiros, de forma a que estes os possam acionar sempre que necessário para a saída de veículos com a melhor rapidez possível.
VOTO DE PESAR
Foi aprovado, por unanimidade, um voto de pesar pelo falecimento no passado dia 22 de junho, aos 86 anos de idade, da senhora Maria Piedade Geraldes Afonso, residente na Meadela, avó da vogal do Executivo, Rita Guerreiro, e mãe da Dr.ª Maria José Guerreiro, ex-vereadora do Pelouro da Cultura, Educação e Turismo da Câmara Municipal de Viana do Castelo.
No Período Antes da Ordem do Dia, o presidente da União de Freguesias começou por justificar a simultaneidade da Assembleia de Freguesia com a Assembleia Municipal a decorrer à mesma hora.
A uma questão colocada pela Assembleia sobre a falta de recipientes para o lixo na zona do Campo d’ Agonia e outras sobre a necessidade de alterar a localização de contentores do lixo em algumas zonas da cidade, o presidente da autarquia respondeu que esses problemas já foram colocados aos Serviços Municipalizados.
Relativamente à feira da Meadela, foi colocada a dúvida quanto à fixação das tendas dos feirantes ao pavimento, uma vez que não foram colocadas as necessárias argolas. O presidente respondeu que não foram colocadas porque a Praça não é apenas para a feira, mas para outras ocupações, como parque de diversões nas Festas de Santa Cristina da Meadela e outras e nas demais situações provocaria um estorvo perigoso para se circular na Praça.
No ponto relativo à informação do presidente, salientamos a limpeza efetuada nas traseiras do Bairro Social da Praça da Linha Vale do Lima, mas que ainda persistem utensílios e outros, que a Junta não tem autoridade para mandar retirar, tendo já colocado essa necessidade às autoridades que tem esse poder legal.
Informou que a Águas do Alto Minho está a realizar trabalhos na rua do Monte, na Meadela, e que foi acordado com o empreiteiro, que todo o arruamento será repavimentado após os trabalhos.
No período da Ordem do Dia, todos os pontos em discussão, foram discutidos e aprovados pela Assembleia de Freguesia.
Na rubrica Outros Assuntos para a Freguesia, há a destacar informação do presidente de que foi concluída a reabilitação do Parque Infantil “Álvaro Salema”, na Meadela e retirados os equipamentos não conformes com a legislação em vigor no Parque Infantil da “Rua Padre Himalaia” onde serão posteriormente colocados novos equipamento devidamente homologados.
O presidente enumerou um conjunto de obras programadas e em curso na área da Meadela e justificou o atraso na conclusão da obra de requalificação da rua Abade de Barros pela falta de material (cubo) a instalar no pavimento.
FEIRA DA MEADELA
Sobre a Feira da Meadela, justificou o atraso na mudança pelo atraso na edificação das casas de banho e outros trabalhos, mas também na aquisição de gradeamento próprio para vedação do recinto da feira, Praça Linha Vale do Lima, nos dias (domingo) desta, referindo ainda que foram ajardinados os canteiros do topo nascente e poente da Praça da Linha.
ATM NO POLO DE MONSERRATE
O presidente informou que está tudo acordado com o “Banco Montepio” para a instalação do ATM (Caixa Multibanco) no edifício onde funciona a Junta de Freguesia, em Monserrate, mas falta a aprovação pelo Condomínio do prédio para avançar com a instalação, pelo que se aguarda uma decisão para próxima Assembleia de Condóminos.
Informou ainda que já foi publicado o Decreto-lei que revoga a constituição das Uniões de Freguesia.
TEXTO PUBLICADO NO A AURORA DO LIMA DE 24 DE JUNHO
O presidente da autarquia José Ramos leu o artigo publicado no A Aurora do Lima e Diário do Minho, da autoria de Tiago Oliveira, eleito do PSD na Assembleia de Freguesia, com o título “Autarca acusa Câmara e Junta”.
O presidente refutou as acusações de inoperância e esclareceu que analisou todas as Atas da Junta e Assembleia de Freguesia e não encontrou nenhuma referência à questão e que só aquando do alargamento da rua Couto Paredes lhe colocaram o problema do aparcamento dos carros dos trabalhadores da firma que tem o estaleiro paralelo àquela rua. Finalizado o alargamento da via foi feito um contacto com o dono da firma devido ao problema do aparcamento; reafirmando que não lhe foram solicitadas diligências para mais nenhum assunto, nomeadamente a questão das poeiras e ruído, apontadas no texto em apreço.
O presidente da autarquia foi perentório: “À Junta de Freguesia não foi colocada nenhuma questão sobre os problemas apontados no referido artigo” e acrescentou que o problema tem vindo a ser acompanhado pelo Município, estando prevista a mudança de local do estaleiro em causa para outra zona do concelho, fora da Meadela.
PERÍODO DESTINADO AO PÚBLICO
Neste Período, foi saudado o anúncio pelo presidente de um conjunto de melhoramentos na área da Meadela, alguns deles já concluídos e outros em curso ou programados.
Foi saudado o facto do concurso de empreitada para a construção do novo Centro de Saúde da Meadela já estar em consulta pública; e o facto do arranjo urbanístico integrado na construção das novas instalações da Proteção Civil, anexas aos Bombeiros Sapadores Municipais, em S. Vicente, na Meadela, valorizar o adro da capela de S. Vicente, que lhe fica contígua.
FESTAS DA MEADELA 2021
Tal como foi noticiado na anterior edição deste jornal, a Comissão de Festas da Meadela, em honra de Santa Cristina, apresentou na passada quinta-feira, dia 01 de julho, o Cartaz e Programa das Festas 2021.
O cartaz, da autoria do jovem meadelense, Pedro Silva, habitual colaborador da Comissão de Festas, tem como elemento central a fachada (iluminada) da igreja paroquial da Meadela, que segundo o historiador Almeida Fernandes, ali foi edificada pelo ano 1692, transferida da primitiva igreja, construída sob a relíquia da mártir Santa Cristina, noutro local próximo e cuja construção aparece referida, por volta do ano 1136.
O autor acrescentou-lhe mais um elemento festivo e tradicional nas festas da nossa região, como é o apreciado fogo de artifício.
Tendo em conta a situação de pandemia que continuamos a viver, o programa das festas apresentado, contempla apenas o que é permitido realizar, dentro dos vários condicionalismos que as pandemias impõem e dentro das diretrizes da Direção Geral da Saúde.
O programa será publicado no próximo A Aurora do Lima.