O Sport Clube Vianense já começou a preparar a época desportiva 2021/2022. A equipa sénior foi apresentada na manhã de dia 17 de julho. Os 18 jogadores, apenas cinco caras novas, serão orientados por Miguel Mota e pretendem ficar “nos dois primeiros lugares” do Campeonato de Portugal, que inicia as competições a 29 de agosto.
“Novo ano, novos objetivos”, referia o treinador. Miguel Mota assinalava que “o nosso propósito é fazer melhor do que o ano passado. O que queremos é, jogo a jogo, ganhar os três pontos e encostar-nos aos lugares cimeiros. Esse é sempre o nosso objetivo”.
Com intenção da “profissionalização do clube”, os treinos vão decorrer todos os dias da semana da parte da manhã. O treinador explica que “sabemos que dar trabalho a muita gente, tem um custo diferente, mas nós temos de assumir e dar resposta a isso. Trabalhando o máximo e trazendo bons resultados para o clube”.
Querendo apostar nos jogadores da formação, o plantel de 18 jogadores é “suficiente”. “Nós queremos potenciar os jogadores da formação do clube, e portanto não deixamos cair isso, queremos cimentar ainda mais, e portanto irão ter oportunidade de jogar ainda mais”. Miguel Mota diz que “vemos os clubes grandes a apostar nos jogadores de formação, o Vianense é também um clube grande, e por isso faz também essa aposta”.
O presidente do clube dizia que os objetivos desportivos é “entrar nos dois primeiros lugares”. Rui Pedro Silva manifestava que é “muito ambicioso”, adiantando que “vamos estar integrados numa série muito forte” e com adversários da região.
“Entedemos que o Vianense deve organizar-se no sentido da profissionalização. Deve ser um percurso feito de uma forma consciente, coerente, bem pensada e bem refletida. Este passo que demos foi algo que já vínhamos a pensar e a refletir, sempre num pressuposto do que é a nossa visão para o clube. Nós não vemos o Vianense num campeonato distrital, nem no Campeonato de Portugal. Vemos o Vianense numa competição semiprofissional ou profissional”, sublinhava Rui Pedro Silva. O presidente do clube, que há dias foi reconduzido no cargo, informava que “sabemos que este [a semiprofissionalização do clube] é um passo de risco, difícil e que depende do rendimento desportivo da equipa”. Esta aposta obriga a mais custos e Rui Pedro Silva deu conta do apoio de parceiros, mas também da vontade em rentabilizar a formação do clube. “Temos de começar a tirar alguns dividendos com a formação de jogadores”.
O clube vai ter quatro jogos de preparação. O primeiro é já no dia 24 de julho, às 10h30, e recebe em casa a equipa sub19 do SC Braga. A 04 de agosto, às 10h, a equipa B do Varzim SC. E no dia 11 de agosto, às 16h, o Berço SC. E a 14 de agosto, às 10h30, o FC Tirsense. No dia 20 de agosto decorre, às 10h30, o troféu Manuel Passos, com o Vianense a receber, no Estádio Dr. João de Matos, o SC Salgueiros.