Sem dúvida alguma que estamos perante um belíssimo aniversário, este da Sociedade de Instrução e Recreio de Carreço, a também conhecida por SIRC, aniversário que acontece já no próximo dia 01 de agosto.
São 118 anos de história, construída por intermédio das mãos de um grupo de sócios, no qual estão inscritas alegrias e paixões, como também tristezas e desencantos. Se compararmos essa história a uma medalha com as suas faces distintas, estamos perante o anverso para as primeiras e o reverso para as segundas, onde os verdadeiros amantes desta coletividade preferem contemplar o seu anverso, para recordação do tempo que deram a essa causa do associativismo cultural e recreativo.
O tempo presente que vivemos sob o espectro da pandemia não só condiciona toda a atividade associativa em geral, como condiciona também a programação das comemorações do 118.º aniversário em particular, facto que todos lamentamos, mas obviamente concordamos com as regras aplicadas no combate deste mal social em proveito da saúde de todos. Neste contexto, a direção da Instituição mais antiga de Carreço, detentora dos graus de Instituição de Utilidade Pública e do Mérito Cultural, elaborou um programa para comemorar este aniversário tendo em atenção os condicionalismos para o levar a efeito, o qual é o programa possível deste aniversário em tempo de Covid-19.
Do programa consta, no dia 01 de agosto, na igreja paroquial de Carreço, às 09 horas, celebração da Missa, seguida de romagem ao cemitério em memória dos sócios falecidos.
Na SIRC, às 11 horas, teremos um Verde de Honra evocativo da data e será motivo para celebrar em memória dos vivos e assim sendo todo o universo de sócios (vivos e falecidos) fica contido no memorial deste aniversário.
Uma vez mais, como recentemente o fizemos neste local, desejamos à direção da SIRC, recentemente eleita, um excelente trabalho associativo dentro desta conjuntura pandémica que nos assola, mas que cada vez mais nos dá confiança que melhores tempos virão e com eles, com certeza, a nossa coletividade também voltará à sua normal atividade. Assim, desejamos ao elenco diretivo que não lhes faltem as energias, pois engenho e arte todos sabemos que têm, esses atributos são mais do que suficientes para os aplicar a bem da sociedade, dos sócios e de Carreço.