Rede de gás ainda não serve toda a população da Freguesia

Avança a bom ritmo a colocação do coletor principal da rede de gás natural, ao longo da EM544, o qual futuramente alimentará a rede de abastecimento de gás às habitações de Vila Nova de Anha.

O gás natural utilizado em Portugal é um produto originário do subsolo dos países do norte de África, tendo como vantagens um baixo impacto ambiental, facilidade de manuseio e mais seguro, pois vai chegar às nossas casas, através de tubagem, como chega atualmente a água da rede pública.

É um gás mais leve que o ar, incolor, inodoro e atóxico. Além de ser uma fonte de energia mais limpa, pode substituir os outros combustíveis mais poluentes, apenas com as adaptações dos bicos de queima dos equipamentos que atualmente utilizam gás de botija.
Além de ser mais limpo, é em termos ambientais, menos poluente que o gás utilizado atualmente nas nossas casas, e que é fornecido em botijas, sendo este extraído do petróleo.

Não são só vantagens, mas também tem desvantagens por se tratar de um combustível fóssil, ele é uma energia não renovável, portanto finita, e por ser mais leve que o ar, o gás natural tende a acumular-se nas partes mais elevadas em ambientes fechados, além de poder gerar monóxido de carbono, altamente tóxico em caso de fogo em locais com insuficiência de oxigeno.

O gás natural, além de ser atualmente mais barato, seguramente tenderá a atingir preços idênticos aos comercializados pelas várias marcas do mercado petrolífero.

Para uma melhoria da qualidade de vida das pessoas, Vila Nova de Anha, brevemente, poderá vir a usufruir deste novo produto posto à disposição de quem estiver interessado.
A notícia é de julho/2011 e volvidos 10 anos, a rede de gás natural em Vila Nova de Anha continua sem servir a quase totalidade da população.

Sabemos que todos os executivos da autarquia têm pugnado pelo aumento da prestação deste serviço, mas infelizmente não são ouvidos, o que na minha modesta opinião só haverá solução quando a concorrência de mercado for aberta, veja-se o caso das telecomunicações?

Agora que a passagem pelo largo da Matriz/Centro Cívico já se concretizou, fazemos votos que o processo avance, para bem dos consumidores.
Faço votos, que daqui a 10 anos este serviço já sirva a maioria da população.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.