Festas da Meadela

O agravamento da pandemia no nosso concelho, a partir do dia 23 de julho e o consequente recolher obrigatório, a partir das 23horas, obrigava a terminar os eventos culturais às 22h30. Esta situação impossibilitou a Comissão de Festas de realizar dois eventos, programados e autorizados pela DGS para os dias 30 e 31 de julho, o “Ciclo de Colóquios” e o “Encontro de Folclore”.

Com este cancelamento, as nossas tradições festas ficaram a aguardar os próximos anos e ficaram confinadas à parte religiosa, com as diferenças de que foi possível realizar algo mais exteriormente, para dar um ar de festa pública, numa afirmação de que as festas voltarão ao seu pleno, porque os meadelenses as desejam e precisam, pois são o principal ponto de encontro das suas gentes, e o maior evento cultural da Meadela.
Aqui fica o balanço daquilo que foi possível realizar, na esperança de um 2022 bem diferente.

Dia 24 de julho – Litúrgico da Padroeira Santa Cristina
Às 9 horas, os meadelenses foram acordados com a tradicional alvorada a anunciar o dia Litúrgico de Santa Cristina.
Às 18 horas, foram, simbolicamente, descerradas duas telas no frontal da igreja paroquial. Às 18h30, foi queimada considerável quantidade de fogo, anunciando a celebração da Eucaristia Solene, em louvor Santa Cristina, que se iniciou à mesma hora e foi presidida pelo nosso pároco Monsenhor Manuel Vilar, em que marcaram presença os membros da Comissão de Festas e muitos devotos de Santa Cristina que enchiam por completo nossa igreja, para alegria do nosso pároco e da Comissão de Festas.

Às 21 horas, foi ligada a feérica iluminação na fachada da igreja paroquial, que esteve ligada nesse fim de semana e no fim de semana das festas.

Dia 30 de julho, sexta-feira: às 9h30 dava início a transmissão de música ambiente, ao longo de todo o percurso principal das festas, que esteve a cargo da Casa Dias e que se manteve ativa nos três dias das festas, exceto nas horas das Eucaristias.
Dia 31 de julho, sábado: cancelados os colóquios e o Encontro de Folclore, às 09h30 deu entrada o Grupo de Bombos de Santa Marta de Portuzelo, que durante todo o dia percorreu as ruas da nossa freguesia, anunciando que estávamos em festa em honra da nossa padroeira, fazendo a despedida, com entusiasmo, pelas 18 horas no adro da igreja paroquial.

No dia 01 de agosto, domingo: às 10h30 foi celebrada a Missa Solene, em louvor de Santa Cristina, o ponto alto das Festas 2021, presidida pelo nosso pároco, Monsenhor Manuel José Azevedo Vilar, e concelebrada pelo padre Paulo Alves, que proferiu a homilia.

Estiveram presentes como convidados: presidente da Câmara Municipal Eng.º José Maria Costa e esposa; presidente da União de Freguesias, Sr. José Ramos; presidente da Comissão de Festas e restante Direção, membros da Comissão de Festas e muitos devotos de Santa Cristina.

Tal como no ano anterior, não houve procissão, pois as festas e romarias continuam proibidas pelo governo devido à pandemia, mas a imagem de Santa Cristina, esteve nos dias de festa no seu andor, este ano florido, para veneração dos seus devotos e a igreja manteve-se aberta até às 22 horas, no sábado e domingo das festas.

A Eucaristia foi transmitida pela Viana TV via Internet e Facebook para todo o mundo, dando assim a possibilidade a todos os ausentes e principalmente aos nossos emigrantes de seguirem a Eucaristia solene da padroeira.

AGRADECIMENTOS
A Comissão de Festas deixa público agradecimento à Câmara Municipal de Viana do Castelo, na pessoa de seu presidente Eng.º José Maria Costa e à União de Freguesias (Santa Maria Maior, Monserrate) e Meadela, na pessoa do seu presidente Sr. José Ramos, pelo apoio mais uma vez prestado às nossas festas. Um agradecimento especial ao nosso pároco Monsenhor Vilar, ao Coro Paroquial, aos Escuteiros da Meadela, e a todos quantos, de algum modo contribuíram para a realização destas festas e para que tudo o que foi realizado tivesse a dignidade e o brilho a que os Meadelenses se habituaram, para Honra e Louvor de Santa Cristina.
A todos um bem-haja da Comissão de Festas.

HOMENAGEM
Como sempre acontece, a Comissão de Festas homenageou todos quantos pertenceram à Comissão de Festas e já faleceram. A homenagem decorreu no domingo dia 08 de agosto, com a celebração de uma missa de sufrágio, às 10h30 na igreja paroquial, celebrada pelo nosso pároco, Monsenhor Vilar.

Finda a Eucaristia, a Comissão de Festas, acompanhada pelo nosso pároco, foi em Romagem ao Cemitério Paroquial, onde o Monsenhor Vilar fez uma breve Celebração da Palavra, em sufrágio aos elementos da Comissão de Festas falecidos e o presidente da Comissão de Festas colocou uma coroa de flores no túmulo aos mortos existente no nosso cemitério.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.