Perto do final do mês de julho, os pais das crianças que frequentavam o Jardim Infantil do Centro Social e Paroquial de Castelo do Neiva foram surpreendidos por um aviso de que aquele espaço não voltaria a abrir.
Já com as matrículas fechadas, sem possibilidade de inscreverem os seus filhos em outro estabelecimento similar, foi grande a revolta dos pais das crianças, que reclamam a falta de interesse do presidente da direção do Centro Social em resolver os problemas criados pelo fecho do Jardim Infantil e pelo aviso tardio do mesmo.
O presidente da direção do Centro Social remete para a escassez de inscrições no pré-escolar a impossibilidade da sua manutenção, salientando que esse serviço vem dando um prejuízo que já ascende a 7 000,00 euros.
A Junta de Freguesia, na pessoa do seu presidente, ao tomar conhecimento do encerramento desse Jardim Infantil, imediatamente entrou em contacto com o presidente da Câmara Municipal, solicitando a abertura de mais uma sala no pré-escolar da EBI de Castelo do Neiva, ou ajuda para outra solução que pudesse dar resposta às dezasseis crianças que ficaram sem vagas.
Conseguiu-se assim a abertura da dita sala em tempo recorde, disponibilizando as vagas necessárias ainda antes do arranque do ano do pré-escolar e ficando resolvida a questão principal, que era garantir a colocação das crianças na freguesia.
O pré-escolar público na EBI de Castelo do Neiva é recente, mas tem funcionado muito bem, e tem vindo a crescer o número de crianças a frequentar este estabelecimento de ensino, mas há pais que preferiam ter os seus filhos no Jardim Infantil do Centro Social e Paroquial de Castelo do Neiva, apesar de a mensalidade ter um custo superior, porque os horários de funcionamento eram mais condizentes com os seus empregos. Por essa razão, uma ou duas crianças provavelmente não ficarão na freguesia, indo para Barroselas ou Esposende.
Entretanto, a Câmara Municipal e o Centro Social e Paroquial de Castelo do Neiva celebraram um protocolo para colmatar a diferença de horários que existia entre o Centro e a EBI, para a criação de novas valências no Centro.