Eleições para a Junta de Freguesia

Viana Barreto, atual presidente da união de freguesias, voltou a ganhar as eleições, sendo o próximo presidente da junta, mas desta vez não teve a maioria absoluta.
Concorreram três listas, PS, PSD e CDU. Os resultados em Vila Fria foram PS 342, PSD 268, CDU 64.

Em Mazarefes foram PS 290, PSD 347, CDU 96. Totais das duas freguesias PS 632, PSD 615 e CDU 160. Em face destes resultados o presidente é o elemento da lista mais votada, Viana Barreto. O PS e o PSD elegeram quatro elemento cada e a CDU um.

Na próxima Assembleia de Freguesia serão eleitos os dois elementos para o executivo, assim como o presidente da Assembleia e restantes membros.

Nas eleições anteriores em 2017, o PS obteve 976 votos e seis mandatos e o CDS 401 votos e três mandatos.

Como se poderá verificar houve grande flutuação de votos.

Com a União de Freguesias de Mazarefes e Vila Fria, nenhuma das freguesias ficou grata ao poder político por esta decisão. Como todos sabemos nas freguesias rurais, todos se conhecem, ainda muitas crianças frequentam catequese e a escola primária é uma família alargada, criando-se elos de amizade entre alunos, pais e avós.

Cada freguesia tem a sua identidade própria e a união não aglutinou essa identidade, antes pelo contrário.

Antigamente a campanha eleitoral era muito participada, com dezenas de cartazes, contactos porta a porta, distribuição de programas. Atualmente os programas são colocados nas caixas do correio de forma embaçada.

Antigamente dezenas de eleitores esperavam muito tempo para saber os resultados da sua freguesia, atualmente sente-se um grande alheamento.

Gerir uma união de freguesias não é nada fácil, porque agradar a gregos e troianos torna-se uma tarefa hercúlea.

Esperamos que o executivo funcione com proficiência, para bem das duas freguesias, sem obstrução, porquanto sairemos todos prejudicados.

Parabéns ao presidente reeleito e a todos os que fizeram parte das três listas sujeitas a sufrágio.

Falecimentos
No passado dia 28 de agosto, faleceu no Hospital de Braga, com 82 anos de idade, Laurinda Rodrigues Félix Fernandes Lima, nascida a 23 de novembro de 1938, viúva de José Augusto da Rocha Lima, falecido recentemente, natural de Vila Fria e residente na Rua de Ponte Pedrinha, em Vila Fria. Foi a sepultar no cemitério de Vila Fria a 03 de setembro, após cerimónias religiosas. Aos seus filhos e filha, os meus sentimentos.

No passado dia 31 de agosto, faleceu no Hospital de Cascais, Manuel Artur Lima Rodrigues Amorim, com 74 anos de idade, nascido a 30 de setembro de 1946, natural de Vila Fria, no lugar do Outeiro, solteiro licenciado em Economia, reformado. Residia na Praceta Comandante Joaquim Teotónio Segurado, em Cascais, era filho de José Rodrigues Araújo Amorim e Maria Conceição Sã Lima já falecidos.

O Manuel Artur frequentou a Escola Comercial em Viana do Castelo e Póvoa de Varzim, ingressando no Instituto Comercial, licenciando-se posteriormente em Economia.
Emigrou para o Canadá.

Embora afastado da sua terra, os familiares trouxeram-no para o jazigo de família em Vila Fria onde repousam os seus pais.

Sentidas condolências aos seus irmãos e irmãs.

No passado dia 21 de setembro de 2021, faleceu Maria Alzira Soares Vieira, de 70 anos de idade, casada com Isidro Pereira Silva Quintas, natural de Vila Fria e residente na Rua dos Canhões em Vila Fria.

A D. Alzira era uma senhora muito alegre e sempre bem-disposta.

Foi a sepultar no cemitério de Vila Fria, após cerimónias religiosas.

Ao seu marido, ao filho e às duas filhas e restantes familiares os meus sentimentos.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.