No dia 20 de outubro, pelas 21h30, o Teatro Sá de Miranda recebe a apresentação de três documentários produzidos pela AO NORTE, no âmbito do projeto “Alto Minho 4D – Viagem no Tempo”.
A iniciativa foi promovida pela Comunidade Intermunicipal do Alto Minho, em conjunto com os seus 10 municípios associados (Arcos de Valdevez, Caminha, Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Ponte da Barca, Ponte de Lima, Valença, Viana do Castelo e Vila Nova de Cerveira) e apresenta a “história” e “identidade” do território.
“Do Contemporâneo”, realizado por Rui Esperança, faz uma viagem pela paisagem do Alto Minho através dos olhos de um grupo de jovens a passar um último verão juntos e a viverem as ansiedades típicas da fase das suas vidas. As instituições e festivais que atravessam são o mote e pintam um retrato de uma região em mudança e de uma nova geração a reescrever a história.
“Das Arquitecturas Tradicionais”, realizado por Carlos Eduardo Viana, aborda as arquiteturas tradicionais do Alto Minho nos povoamentos de alta montanha e ligadas à transumância, nas aldeias de montanha, nas encostas e vales, passando pelos solares e pelas arquiteturas religiosas.
“Das Navegações” faz um recuo ao tempo da expansão marítima dos portugueses, um período de mais de um século que contou com diversos agentes e protagonistas, alguns deles de Viana do Castelo. O documentário evoca esses protagonistas e a influência das navegações ultramarinas na arte da região com o chamado estilo manuelino.
Estes documentários, bem como os outros sete já apresentados no passado mês de março, viajam por diferentes períodos da história do território, querem dar a conhecer aspetos da identidade cultural do Alto Minho e divulgar bens patrimoniais que são testemunhos de um passado coletivo.