Iúri Leitão e Rui Oliveira conquistam medalha de bronze no Campeonato da Europa de Pista

A dupla portuguesa formada pelo vianense Iúri Leitão e Rui Oliveira conquistou, em Grenchen, Suíça, a medalha de bronze na prova de madison do Campeonato da Europa de Pista.

A última corrida do programa deste europeu foram os 50 quilómetros (200 voltas) do madison masculino, disciplina olímpica e uma das especialidades mais espetaculares do ciclismo de pista.

Os portugueses entraram com o foco nos 10 primeiros, mas sabendo que um lugar nos cinco seria alcançável.

Até metade da corrida, 12 seleções já tinham conquistado pontos. Uma delas foi a portuguesa. No entanto, Iúri Leitão e Rui Oliveira guardaram o melhor para a entrada no último terço do madison. Foi nessa altura que os representantes nacionais passaram ao ataque para concretizar a dobragem ao pelotão, a 65 voltas do final.

Com essa movimentação, Portugal passou para o topo da classificação, suplantando os neerlandeses Yoeri Havik e Jan Willem Van Schip.

Nas últimas 50 voltas, Portugal teve uma luta intensa com os belgas, os italianos e os russos pelas posições do pódio. Iúri Leitão e Rui Oliveira ainda tentaram surpreender os rivais, na expectativa de chegar à medalha de ouro. Esse desgaste não permitiu responder aos belgas Kenny de Ketele e Lindsay de Vylder, que atacaram para vencer o último sprint, cuja pontuação é a dobrar.

A seleção da Bélgica ficou com a medalha de prata, graças a um total de 56 pontos, menos quatro do que os amealhados pelos campeões europeus, os neerlandeses. Iúri Leitão e Rui Oliveira somaram 49 pontos e ganharam a medalha de bronze.

Os atletas manifestaram que “satisfação” e “orgulho” são as palavras que sintetizam a corrida.

“A corrida saiu muito rápida. Nós já sabíamos que poderia acontecer isso. Esperamos pelo momento certo. Fomos tentando amealhar alguns pontos, com o mínimo esforço possível e atacamos na parte em que nos pareceu que as equipas principais estavam a começar a fraquejar”, refere Iúri Leitão. Adiantando que “fizemos uma jogada arriscada, mas acabou por correr bem e no final colhemos o fruto e estamos com a medalha, orgulhosos e felizes”.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.